Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Vulcão nas Canárias tem mais uma boca eruptiva. "Não são boas notícias"

01 out, 2021 - 15:08 • Redação, com Lusa

Estação Espacial Europeia revela imagem que mostra o rio de lava do vulcão Cumbre Vieja de uma nova perspetiva.

A+ / A-

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha de La Palma, nas Canárias, tem uma nova boca eruptiva. A lava já ocupa mais de 700 hectares.

A nova boca do vulcão é considerada “muito efusiva”, segundo o Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC) de Espanha.

Esta nova fonte de lava situa-se a 400 metros a norte da principal boca do vulcão Cumbre Vieja. O magma escorre por um novo caminho.

“Não é uma boa notícia, porque pode afetar novas infraestruturas”, alerta Manuel Nogales, do CSIC, citado pelo jornal “El Mundo”.

O último balanço da erupção na ilha de La Palma aponta para mais de um milhar de edifícios destruídos. A lava ocupa uma extensão de sete quilómetros quadrados.

Desde o início da erupção, a 19 de setembro, já foram expelidos das entranhas da Terra mais de 80 milhões de metros cúbicos.

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, anunciou esta sexta-feira que haverá planos específicos para ajudar as famílias e empresas afetadas pelo desastre natural.

A Estação Espacial Europeia tirou uma fotografia, na quinta-feira, que mostra numa nova perspetiva do vulcão Cumbre Vieja a partir do espaço.

Entretanto, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) está a estudar a possibilidade de uma reação química provocada pelo vulcão de La Palma estar a criar uma “neblina” em torno das ilhas do grupo central dos Açores.

Em declarações à agência Lusa, Carlos Ramalho, do IPMA nos Açores, refere que a “visibilidade mais reduzida” e a “neblina” verificada no grupo central do arquipélago “poderão ter origem no vulcão de La Palma”.

Segundo disse, trata-se um “sulfato” que se “agrega com o vapor de água” e que cria aquela “neblina” devido à humidade elevada registada nos Açores.

O meteorologista realçou que o IPMA ainda “está a confirmar” a hipótese e destacou que essa possibilidade “não tem a ver com as cinzas” do vulcão, sendo antes um processo químico.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+