Tempo
|
A+ / A-

Alemanha

Berlim aprova expropriações para conter preços da habitação

27 set, 2021 - 10:54 • Lusa

Num referendo feito em simultâneo com as eleições de domingo, uma maioria de berlinenses aprovou a medida que, contudo, não tem caráter vinculativo.

A+ / A-

Os eleitores em Berlim apoiaram um referendo não vinculativo para expropriar as propriedades de grandes empresas imobiliárias na capital alemã, no meio de uma revolta pública com o aumento do valor dos arrendamentos.

Segundo a Bloomberg, mais de 56% dos eleitores apoiaram a proposta, segundo o conselho eleitoral da cidade.

Embora a medida não seja juridicamente vinculativa, pode significar a transferência de cerca de 226.000 apartamentos para mãos públicas, se promulgada – incluindo os da Deutsche Wohnen SE, que possui mais de 100.000 unidades em Berlim.

A votação local, que se aplica a empresas imobiliárias que possuem mais de 3.000 unidades de aluguer, sublinha a crescente divisão entre as pessoas que se sentem excluídas de um mercado de arrendamento cada vez mais caro, e aquelas que querem manter Berlim como um centro que atrai empresas, capital e investimento habitacional.

"Não é um bom sinal para a Alemanha como um lugar para investimentos", disse o diretor de avaliação residencial da agência imobiliária JLL Germany, Roman Heidrich, citado pela Bloomberg.

"Provavelmente, pode levar à paralisação imediata da maioria dos planos de investimento e modernização", acrescentou.

Os defensores do referendo argumentam que o governo é mais capaz, para conter o aumento dos custos da habitação.

A porta-voz dos organizadores do referendo, Joanna Kusiak, disse que a votação pressiona os políticos para que avancem com a medida.

"Nós, berlinenses, decidimos que ninguém deve ter permissão para especular com os nossos apartamentos", considerou, em comunicado.

Desde a queda do Muro de Berlim, há mais de 30 anos, a outrora dividida capital transformou-se numa próspera metrópole, atraindo empresas que oferecem empregos bem remunerados.

Os valores do mercado de arrendamento dispararam ao longo dos anos, complicando a vida de muitos, numa cidade onde 84% da população são inquilinos. Berlim estima que a cidade precise de 20.000 novas casas anualmente para acomodar a população crescente.

A gigante imobiliária Vonovia SE considerou esta segunda-feira que, embora o referendo seja um sinal de que a situação no mercado imobiliário de Berlim precise de mudar, a desapropriação só pioraria as coisas.

"Nem um único apartamento novo seria criado e os investimentos em modernização seriam interrompidos", defendeu a imobiliária.

A Vonovia e a Deutsche Wohnen, no início deste mês, concordaram em vender 14.750 apartamentos em Berlim como parte dos seus esforços de fusão.

Com 75% de participação, a votação coincidiu com as eleições para o parlamento da Alemanha e o governo da cidade de Berlim.

Os sociais-democratas ultrapassaram os verdes nas eleições locais em Berlim, o que significa que terão a oportunidade de nomear o próximo presidente da câmara na cidade mais populosa do país.

Pagar por uma transferência de propriedade também é uma questão controversa. Enquanto os defensores do referendo argumentam que o governo pode arcar com o ónus de reembolsar as empresas imobiliárias, os oponentes dizem que o custo para aplicar esta medida seria enorme – entre 29 mil milhões de euros e 39 mil milhões de euros, recursos que, defendem, deveriam ser disponibilizados para outros projetos.

Berlim teve resultados mistos ao tentar limitar os preços dos alugueres. O governo da cidade impôs um teto para o aluguer há alguns anos, mas acabou por ver um tribunal anular a decisão.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+