A+ / A-

Alemanha. Olaf Scholz, ministro das Finanças e candidato do SPD vai explicar lavagem de dinheiro

15 set, 2021 - 22:22 • Lusa

Em causa está uma investigação à Unidade de Informações Financeiras para averiguar se este organismo recebeu instruções para ignorar os avisos de bancos sobre pagamentos suspeitos a África.

A+ / A-

O ministro das Finanças e candidato do Partido Social Democrata (SPD) às legislativas, Olaf Scholz, vai prestar declarações sobre lavagem de dinheiro na comissão parlamentar de Finanças, cinco dias antes das eleições na Alemanha.

A Comissão de Finanças do Bundestag (parlamento alemão) quer questionar Olaf Scholz sobre as investigações realizadas ao departamento de combate à lavagem de dinheiro do seu ministério.

A presença do ministro das Finanças no parlamento, que deverá acontecer virtualmente, foi solicitada pelos Verdes, o partido liberal Fdp, e o partido A Esquerda, e está marcada para a próxima segunda-feira, a partir das 10:00 locais (09:00 em Lisboa), de acordo com a Agência de Notícias Alemã DPA.

Não é a primeira vez que Scholz comparece na comissão parlamentar de Finanças. O também vice-chanceler já tinha prestado declarações aos deputados, há uns meses, a propósito do caso "Wirecard", a empresa de pagamentos eletrónicos, atualmente em insolvência, depois de esta apresentar resultados falsos sem que as Finanças o soubessem.

Os procuradores alemães realizaram buscas, na semana passada, nos ministérios das Finanças e da Justiça. As operações foram feitas no âmbito de uma investigação à agência do Governo de combate ao branqueamento de capitais.

A investigação à unidade de informações financeiras (FIU), uma agência do Ministério das Finanças, liderado pelo social-democrata candidato à chancelaria alemã Olaf Scholz, destina-se a averiguar se a unidade recebeu instruções para ignorar os avisos de bancos sobre pagamentos suspeitos a África.

O SPD lidera as mais recentes sondagens com 25% das intenções de voto. As eleições legislativas na Alemanha estão marcadas para 26 de setembro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+