Tempo
|
A+ / A-

Ministra dos Países Baixos demite-se devido a gestão da retirada de civis do Afeganistão

16 set, 2021 - 22:06 • Lusa

Sigrid Kaag reconheceu uma resposta lenta ou confusa do Governo aos alertas sobre a situação no Afeganistão.

A+ / A-

A ministra dos Negócios Estrangeiros dos Países Baixos demitiu-se esta quinta-feira, após a aprovação de uma moção de censura ao seu Governo, devido à forma como geriu a retirada de civis do Afeganistão quando os talibãs tomaram o poder.

Num debate parlamentar realizado na quarta-feira à noite, Sigrid Kaag reconheceu que a resposta lenta ou confusa do Governo aos alertas sobre a situação no Afeganistão teve como consequência que alguns funcionários locais e pessoas que trabalharam como intérpretes para as tropas holandesas no país não foram de lá retirados.

Depois de a câmara baixa do parlamento ter hoje aprovado a moção de censura, a ministra de imediato declarou que apresentava a demissão, afirmando que o parlamento decidira "que o executivo agiu irresponsavelmente".

"Só me resta aceitar as consequências desta avaliação, como a ministra com a responsabilidade final", acrescentou.

Sigrid Kaag ocupou o cargo de chefe da diplomacia num Governo interino em exercício enquanto decorrerem as negociações para formar uma nova coligação de Governo, após as eleições gerais realizadas em março.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+