Tempo
|
A+ / A-

Vladimir Putin aceita convite de Xi Jinping para assistir aos Jogos Olímpicos

16 set, 2021 - 18:15 • Lusa

Anúncio feito na véspera da cimeira de líderes dos oito países membros da Organização de Cooperação de Xangai.

A+ / A-

O Presidente russo, Vladimir Putin, aceitou o convite do seu homólogo chinês, Xi Jinping, para participar nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim em 2022, informou esta quinta-feira o ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Serguei Lavrov.

O chefe da diplomacia russa já transmitiu ao seu homólogo chinês, Wang Yi, que "Putin aceitou com satisfação o amável convite" do chefe de Estado chinês, quando ambos reuniram hoje, na véspera da cimeira de líderes dos oito países membros da Organização de Cooperação de Xangai (SCO), em Dushanbe, no Tajiquistão.

Além da Rússia e da China, a SCO é composta pela Índia, Cazaquistão, Quirguistão, Paquistão, Tajiquistão e Uzbequistão.

Durante a reunião, Lavrov expressou a esperança de que nos próximos Jogos Olímpicos de Inverno, a serem realizados em Pequim de 04 a 20 de fevereiro de 2022, "os atletas chineses e russos demonstrem mais uma vez as suas melhores qualidades desportivas e humanas".

"É um prazer vermo-nos mais uma vez, no ano do vigésimo aniversário do acordo de boa vizinhança, amizade e cooperação entre a Rússia e a China", disse Lavrov a Wang.

O chefe da diplomacia russa lembrou que, em junho passado, Putin e Xi valorizaram muito "o significado histórico" deste acordo, especialmente por ele constituir a base do atual modelo de relações bilaterais entre Moscovo e Pequim.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+