Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Primeira missão só com civis chega ao espaço

16 set, 2021 - 07:26 • Redação

A médica Hayley Arceneaux, o bilionário Jared Isaacman, o engenheiro de dados Chris Sembroski e a geocientista Sian Proctor são a tripulação que vai tentar ir à órbita da Terra.

A+ / A-

“Inspiration 4” é o nome dado à primeira missão composta apenas por civis, em vez de astronautas profissionais. Esta viagem de três dias partiu Cabo Canaveral, na Florida, e acontece dentro de uma cápsula de um foguetão da SpaceX.

A médica Hayley Arceneaux sobreviveu a um cancro e trabalha no Hospital de Investigação St. Jude Children; o bilionário Jared Isaacman que é o comandante, CEO da empresa de comércio electrónico Shift4 Payments, o engenheiro de dados aeroespaciais Chris Sembroski, um antigo veterano da Força Aérea que ganhou o seu lugar através de um concurso que teve mais de 72 mil candidaturas e levou a que o St. Jude Children tivesse doações em mais de 100 milhões de euros; e a geocientista Sian Proctor que será a primeira mulher negra a pilotar uma nave espacial. Esta é a tripulação que vai tentar ir à órbita da Terra.

Esta missão vai fazer uma série de experiências em gravidade zero, mas o principal objetivo é sensibilizar para a investigação na área da oncologia pediátrica e angariar dinheiro para serem aplicados na investigação de tratamentos.

O voo desta missão será inteiramente dirigido a partir da Terra.

Esta missão quer atingir altitudes nunca antes alcançadas: 575 quilómetros acima do nível médio da água do mar, acima da Estação Espacial Internacional (420 quilómetros) e do Hubble (540 quilómetros). É nessa altitude que os quatro tripulantes ficarão oito horas e 45 minutos depois do lançamento e durante três dias. Orbitarão a Terra uma vez a cada 90 minutos.

A SpaceX pretence ao bilionário Elon Musk e já fez parcerias com a NASA. Recentemente, as rivais Virgin Galactic e Blue Origin fizeram as suas estreias nas missões astro-turísticas com os seus respetivos fundadores, os bilionários Richard Branson e Jeff Bezos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+