Tempo
|
Tudo o que precisa de saber sobre o Mundial 2022 Últimas Notícias Mundial 2022
Tudo o que precisa de saber sobre o Mundial 2022 Últimas Notícias Mundial 2022
Tudo o que precisa de saber sobre o Mundial 2022 Últimas Notícias Mundial 2022
A+ / A-

EUA retiram mais 32 pessoas do Afeganistão

10 set, 2021 - 22:21 • Lusa

A porta-voz do NSC destacou que alguns cidadãos norte-americanos ainda presentes no Afeganistão optaram por lá ficar.

A+ / A-

A Casa Branca anunciou esta sexta-feira a partida do Afeganistão de 32 pessoas, 21 norte-americanos e 11 residentes permanentes nos Estados Unidos, por via aérea e terrestre.

Num comunicado, a porta-voz do Conselho Nacional de Segurança (NSC), Emily Horne, revela que 19 cidadãos norte-americanos deixaram Cabul num voo da Qatar Airways, enquanto os restantes dois e os outros 11 residentes permanentes nos Estados Unidos deixaram o país por via terrestre.

Horne, que não precisou qual a fronteira atravessada pelas 13 pessoas, expressou "profunda gratidão" dos Estados Unidos ao Qatar pela assistência nas operações de retirada.

"As partidas de hoje provam que estamos a dar aos cidadãos norte-americanos opções claras e seguras para deixar o Afeganistão a partir de vários locais", lê-se no comunicado.

A porta-voz do NSC destacou que alguns cidadãos norte-americanos ainda presentes no Afeganistão optaram por lá ficar. "É do seu direito", indicou Horne.

Também esta sexta-feira, Jalina Porter, porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, estimou em "cerca de 100" o número de cidadãos dos Estados Unidos que permaneceram no Afeganistão.

Quinta-feira, Washington anunciou o primeiro voo para a evacuação de estrangeiros desde a retirada, a 31 de agosto, dos militares norte-americanos e o fim da gigantesca ponte aérea que organizou para permitir que mais de 120.000 pessoas deixassem o Afeganistão.

Tópicos
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+