Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Israel

Autoridades procuram seis palestinianos que fugiram de prisão através de túnel

06 set, 2021 - 10:55 • Redação com agências

Os detidos escavaram o túnel durante meses. Entre os foragidos está um antigo comandante da brigada dos mártires de Al Aqsa.

A+ / A-

Seis palestinianos fugiram de uma cadeia de alta segurança israelita, por um túnel escavado durante meses. A galeria foi feita entre uma das celas e um terreno do lado de fora da prisão.

Segundo o site da Aljazeera, entre os foragidos está um antigo comandante da brigada dos mártires de Al Aqsa, uma das milícias palestinianas responsável por numerosos ataques contra israelitas.

Juntamente com outros cinco reclusos, que partilhavam a mesma cela, fugiu da cadeia de Gilboa.

Do lado de fora da prisão, os detidos fugiram de automóvel. O alerta foi dado por agricultores, que chamaram a polícia que tem em marcha uma gigantesca operação de "caça ao homem".

Os esforços para capturar os foragidos envolvem a polícia, os Serviços Secretos israelitas e o exército. As autoridades querem prevenir que saiam do país atravessando a fronteira com a Jordânia.

O primeiro-ministro israelita, Naftali Bennett, considerou a fuga “um incidente grave” e garante estar a receber informações regulares sobre o ocorrido.

Um grupo de direitos humanos denominado Addameer, citado pela Aljazeera, revela que Israel tem 4.750 palestinianos detidos em várias cadeias, dos quais 42 são mulheres, 200 crianças e 550 funcionários administrativos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+