Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Cheias

Tempestade Ida faz pelo menos 46 mortes nos EUA

03 set, 2021 - 06:47 • Redação com agências

Os governadores de Nova Jérsia, Nova Iorque e Connecticut declararam o estado de emergência para facilitar os trabalhos de salvamento e recuperação nas áreas mais atingidas por chuvas torrenciais e inundações.

A+ / A-

Chuvas torrenciais, que originaram inundações rápidas, provocaram a morte de 46 pessoas nos EUA. O furacão Ida atingiu vários estados da costa leste do país.

Em Nova Jérsia, as autoridades relataram pelo menos 23 mortes e vários desaparecidos. Segundo o governador Phil Murphy, a maioria das vítimas são pessoas que foram surpreendidas pelas águas dentro do carro.

Outras 13 pessoas morreram na cidade de Nova Iorque, disse a polícia, algumas em caves inundadas que servem como casas acessíveis num dos mercados imobiliários mais caros do país.

Segundo a CNN, há dezenas de mortos em seis Estados - Connecticut, Maryland, Nova Jérsia, Nova Iorque, Pensilvânia e Virgínia.

O Central Park registou 3,15 polegadas (oito centímetros) de água em apenas uma hora, o máximo registado desde o início da recolha desses dados em 1870, e a cidade emitiu pela primeira vez um aviso de emergência de inundação rápida, o que implica risco mortal.

A magnitude foi hoje avaliada pela governadora de Nova Iorque, Kathy Hochul, que assegurou que é a “primeira vez que houve uma tromba de água repentina desta proporção” na área, comparando-a a ter as “Cataratas do Niágara na rua” e reconhecendo “deficiências na drenagem” local.

Hochul, que na noite de quarta-feira declarou estado de emergência, disse em conferência de imprensa que o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, ofereceu assistência federal para avaliar os danos e fazer o “dinheiro fluir” o mais rapidamente para casas e empresas devastadas.

O presidente da Câmara de Nova Iorque, Bill de Blasio, salientou a necessidade de “fazer mudanças” na preparação para as alterações climáticas e agradeceu às equipas de emergência que resgataram “centenas” de pessoas, muitas delas presas em veículos inundados.

Na cidade sobrelotada, praticamente todas as linhas de metro foram suspensas ao ser inundadas por cascatas de água, com vários incidentes registados pelos cidadãos e publicados nas redes sociais.

Ida teve um impacto notável em Nova Jérsia e Connecticut, cujos governadores declararam também estado de emergência na quarta-feira para facilitar os trabalhos de salvamento e recuperação nas áreas mais atingidas por chuvas torrenciais e inundações.

O governador de Nova Jérsia, Phil Murphy, classificou o impacto da tempestade como “extraordinário” e “trágico” e disse que os esforços de recuperação “vão levar algum tempo”.

No Connecticut, onde até agora não foram relatadas mortes, a tempestade elevou caudais de vários rios e um polícia estatal foi hospitalizado depois de o seu veículo ter ficado submerso pelas águas.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+