Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Nova Zelândia. "Ataque terrorista contra inocentes", diz primeira-ministra

03 set, 2021 - 07:00 • Redação com agências

A polícia abateu a tiro um homem que esfaqueou seis pessoas num supermercado na cidade de Auckland.

A+ / A-

A Primeira-ministra da Nova Zelândia confirmou que o ataque no subúrbio de New Lynn, em Auckland, foi levado a cabo por um “extremista violento”, que estava sob vigilância policial por ser simpatizante do Estado Islâmico.

A polícia abateu a tiro um homem que esfaqueou seis pessoas num supermercado. Segundo fontes médicas, três feridos são graves e um está em estado crítico.

"Foi ataque violento e sem sentido contra neozelandeses inocentes", afirmou Jacinda Ardern, numa declaração televisiva, acrescentando que foi realizado por um indivíduo “que era uma ameaçada conhecida”.

"O terrorista era um cidadão do Sri Lanka que chegou ao país em 2011". Segundo a primeira-ministra, o homem estava a ser vigiado por causa das suas posições extremistas e ser simpatizante do grupo extremista Estado Eslâmico. Inclusive, no momento do ataque, o indivíduo estava a ser seguido pelas autoridades.

"Era tido como uma ameaça desde 2016", mas, "por lei, não podia ser mantido na prisão", justificou.

O comissário a polícia local confirmou que o suspeito era monitorizado por equipas de vigilância e de intervenção. Andrew Coster revelou que ele viajou da sua casa em Glen Eden para New Lynn durante a tarde.

No supermercado, o terrorista retirou uma faca da prateleira antes do ataque. “Ele foi morto pela polícia em 60 segundos.”

Um vídeo de um dos clientes, gravado dentro do supermercado, regista o som de dez tiros disparados.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+