Tempo
|
A+ / A-

Perseverance recolhe primeira amostra de rocha de Marte

02 set, 2021 - 21:34 • Lusa

O engenheiro-chefe da missão, Adam Steltzner, classificou a amostra como perfeita.

A+ / A-

O robô norte-americano Perseverance recolheu com sucesso a primeira amostra de rocha de Marte após uma tentativa falhada em agosto, segundo anúncio desta quinta-feira.

"Nunca estive tão feliz por ver um buraco numa rocha", disse, na rede social Tweeter, o engenheiro-chefe da missão Perseverance, Adam Steltzner, que classificou a amostra como perfeita.

Em agosto, a agência espacial norte-americana (NASA), que coordena a missão em busca de sinais de vida microbiana passada no planeta, tentou recolher a primeira amostra, mas esta desfez-se depois de o robô perfurar a rocha e não entrou num de vários tubos que o robô possui para guardar as amostras.

O veículo robótico Perseverance (Perseverança) pousou em fevereiro em Marte, na Cratera Jezero, onde se pensa que terá havido há milhares de milhões de anos um lago e, portanto, condições para a existência de vida tal como se conhece.

Numa missão posterior, prevista para dentro de 10 anos e com a colaboração da agência espacial europeia (ESA), as amostras de rocha e poeira marciana serão enviadas para estudo na Terra, um feito que será inédito.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+