Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Jornalista que entrevistou porta-voz talibã fugiu do Afeganistão

01 set, 2021 - 19:42 • Redação

Beheshta Arghand, da “Tolo News”, foi uma das muitas jornalistas que ou fugiu ou está em casa sem trabalhar.

A+ / A-

A jornalista afegã Beheshta Arghand, que entrevistou um porta-voz dos talibãs há duas semanas fugiu do país com receio pela própria vida.

“À semelhança de milhões de pessoas, tenho medo dos talibãs”, disse Beheshta Arghand, em declarações à CNN.

Já em declarações à BBC, a jornalista da “Tolo News” lembra que a sua “geração trabalhou muito por um novo Afeganistão” e que, por isso, está “triste”.

Admite voltar se se confirmar que há segurança para viver e trabalhar. No entanto, para já, são cada vez mais os relatos de intimidação e agressão contra elementos da comunicação social no país.

Várias outras jornalistas da “Tolo News” deixaram de ir trabalhar nas últimas semanas.

Desde a tomada de poder dos talibãs, a 15 de agosto, um inquérito dos Repórteres Sem Fronteiras e da organização Centro para a Proteção das Mulheres Jornalistas Afegãs (CPAWJ), concluiu que a maioria das mulheres empregadas na comunicação social, incluindo jornalistas, deixou de trabalhar.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+