Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pentágono admite incapacidade de retirar todos os civis pretendidos do Afeganistão

30 ago, 2021 - 23:10 • Lusa

O embaixador norte-americano e um general foram os últimos a deixar o Afeganistão.

A+ / A-

O Departamento de Defesa norte-americano admitiu a incapacidade de retirar do Afeganistão todos os civis estrangeiros e afegãos que pretendiam abandonar o país tomado pelos talibãs.

"Não podíamos retirar todos que queríamos", assumiu o general Kenneth McKenzie, líder do comando central dos EUA, esta segunda-feira, adiantando que a retirada de afegãos e estrangeiros foi concluída "cerca de 12 horas" antes da retirada dos últimos militares.

Segundo o general, as forças norte-americanas estiveram disponíveis para retirar qualquer pessoa que alcançasse o aeroporto "até ao último minuto".

O último avião C-17 norte-americano descolou durante a noite desta segunda-feira do aeroporto de Cabul, segundo o Pentágono.

O embaixador e um general foram os últimos norte-americanos a deixar o Afeganistão.

"A bordo do último avião estava o general Chris Donahue. Estava acompanhado pelo embaixador Ross Wilson", disse o general Kenneth McKenzie, em conferência de imprensa.

Os Estados Unidos terminaram assim a sua guerra mais longa com a retirada militar do Afeganistão, país que invadiram há 20 anos, logo após terem sofrido os ataques terroristas de 11 de Setembro.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+