Tempo
|
A+ / A-

Covid-19. Japão descobre “substâncias estranhas” e suspende vacina da Moderna

26 ago, 2021 - 12:05 • Marta Grosso com agências

Várias empresas cancelaram a vacinação dos funcionários marcada para esta quinta-feira. Primeiro-ministro tranquiliza população e diz que plano de vacinação não será prejudicado.

A+ / A-

Veja também:


O Japão suspendeu nesta quinta-feira o uso de 1,63 milhões de doses da vacina da Moderna contra a Covid-19, mais de uma semana depois de o distribuidor japonês ter recebido relatórios sobre a existência de contaminantes em alguns frascos selados.

A farmacêutica Takeda, responsável pela venda e distribuição da vacina da Moderna no Japão, anunciou ter “recebido relatórios de vários centros de vacinação de que substâncias estranhas foram encontradas dentro de frascos fechados”.

Mas o primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, já veio tranquilizar os cidadãos sobre o uso das vacinas da Moderna (vendidas sob a designação de “Spikevax”), dizendo que instruiu “o Ministério da Saúde a lidar com o problema, dando prioridade à segurança da vacina após analisar a situação atual”.

Segundo Yoshihide Suga, a suspensão agora decretada não terá “um impacto significativo no plano de vacinação”.

Tanto o Governo japonês como a farmacêutica norte-americana afirmam que a suspensão foi apenas uma medida de precaução. Segundo a Moderna, a contaminação pode dever-se a um problema numa das linhas de produção da unidade de fabrico em Espanha.

“Até o momento, não foi identificado qualquer problema de segurança ou eficácia”, afirmou a Moderna à japonesa “Kyodo News”, acrescentando que está “a avaliar cuidadosamente este assunto, não tendo, para já, comentários adicionais a fazer sobre as causas” do problema.

Várias empresas japonesas decidiram, entretanto, cancelar as inoculações dos trabalhadores previstas para esta quinta-feira.

Segundo as autoridades japonesas, alguns indivíduos foram inoculados com o lote afetados pela contaminação, mas não foram avançados números.

A existência de substâncias estranhas é conhecida desde 16 de agosto em alguns locais de vacinação de Tóquio e outras cidades. O Ministério da Saúde diz ter recebido o relatório da Takeda sobre a situação na quarta-feira.

Os centros de vacinação afetados incluem um de grandes dimensões, operado pelas Forças de Autodefesa em Osaka.

A Takeda já solicitou uma investigação à Moderna e apelou a todas as instituições sanitárias que não administrassem qualquer vacina que apresente anomalias, e nem mesmo as doses não abrangidas pela suspensão.

Este episódio acontece numa altura em que o Japão enfrenta a pior onda de infeções pelo novo coronavírus, impulsionada pela variante Delta.

Até agora, 54% da população japonesa está vacinada com pelo menos uma dose da vacina e 43% já receberam as duas doses contra a Covid-19, segundo a agência Reuters.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+