Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Afeganistão

Guarda afegão morto em tiroteio no aeroporto de Cabul

23 ago, 2021 - 08:06 • Redação com agências

Mais um episódio que se junta à crescente tensão que se vive no aeroporto da capital do Afeganistão, onde milhares de pessoas tentam fugir do país...

A+ / A-

Nas últimas horas, o aeroporto de Cabul foi palco de um tiroteio que envolveu tropas norte-americanas, alemãs e guardas afegãos que dispararam contra homens armados.

De acordo com a Agência France Press, que cita fonte do exército germânico, houve uma troca de tiros entre guardas afegãos e atacantes na porta norte do aeroporto de Cabul. Um guarda afegão morreu e três ficaram feridos.

Os talibãs conquistaram Cabul, em 17 de agosto, culminando uma ofensiva iniciada em maio, quando começou a retirada das forças militares norte-americanas e da NATO.

As forças internacionais estavam no país desde 2001, no âmbito da ofensiva liderada pelos Estados Unidos contra o regime extremista (1996-2001), que acolhia no território o líder da Al-Qaeda, Osama bin Laden, principal responsável pelos atentados terroristas de 11 de Setembro de 2001.

A tomada da capital levou milhares de pessoas ao aeroporto de Cabul para tentar fugir do Afeganistão, no fim de uma presença militar estrangeira de 20 anos dos Estados Unidos e dos aliados na NATO, incluindo Portugal.

Na última noite, numa conferência de imprensa na Casa Branca, Joe Biden admite que a presença das tropas pode ser alargada para além do final do mês. O Presidente americano disse que a prioridade é retirar os cidadãos de Cabul e, em matéria de prazos, assunto está a ser analisado com os militares.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+