Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Espionagem. Funcionário da embaixada britânica detido na Alemanha

11 ago, 2021 - 15:41 • Redação

O alegado espião ao serviço de Moscovo terá passado documentos aos serviços secretos russos em pelo menos uma ocasião.

A+ / A-

Um cidadão britânico foi detido em Berlim por suspeita de ser um espião ao serviço da Rússia, anunciaram esta quarta-feira as autoridades alemãs.

O homem, identificado como David S., trabalhava na embaixada do Reino Unido na cidade de Berlim.

O alegado espião terá passado documentos aos serviços secretos russos em pelo menos uma ocasião, a troco de uma quantia monetária ainda desconhecida, indica a procuradoria federal, em comunicado.

David S. trabalhava para os russos desde novembro de 2020.

O suspeito foi detido na terça-feira na zona de Potsdam, nos arredores de Berlim, e foram realizadas buscas na residência e local de trabalho.

A detenção aconteceu em resultado de uma investigação conjunta entre Alemanha e Reino Unido.

As autoridades alemãs estão a levar o caso “muito a sério”. Fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros disse à agência AFP que espionagem “por parte de um aliado próximo é inaceitável”.

O acusado será apresentado ao juiz de instrução do Tribunal de Justiça Federal esta quarta-feira, “que abrirá o mandado em seu nome e decidirá sobre a execução da prisão preventiva”, refere o comunicado da procuradoria federal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+