Tempo
|
A+ / A-

Macron apela para "acordo ao nível da emergência" na COP26 em Glasgow

09 ago, 2021 - 19:42 • Lusa

O sexto relatório do IPCC, divulgado esta segunda-feira, prevê que a temperatura global subirá 2,7 graus Celsius até 2100, se se mantiver o atual ritmo de emissões de gases com efeito de estufa.

A+ / A-

O Presidente francês, Emmanuel Macron, apelou esta segunda-feira à assinatura de "um acordo ao nível da emergência" na cimeira COP26 em Glasgow, em novembro, após a divulgação de um novo relatório preocupante dos especialistas da ONU sobre o clima.

"O relatório do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) é taxativo. Mais uma vez. O tempo da indignação já passou. Acordo de Paris, neutralidade do carbono ao nível europeu, lei climática... a França ficará ao lado daqueles que agem", acrescentou o chefe de Estado francês na rede social Twitter, a três meses da COP26 (conferência internacional sobre o clima), agendada para novembro em Glasgow, Escócia.

O sexto relatório do IPCC, divulgado esta segunda-feira, prevê que a temperatura global subirá 2,7 graus Celsius até 2100, se se mantiver o atual ritmo de emissões de gases com efeito de estufa.

Segundo o documento, o limiar do aquecimento global (de +1,5° centígrados em comparação com o da era pré-industrial) vai ser atingido em 2030, dez anos antes do que tinha sido anteriormente estimado, "ameaçando a Humanidade com novos desastres sem precedentes".

De acordo com os especialistas da ONU, os "humanos são indiscutivelmente responsáveis" pelas alterações climáticas e não há outra alternativa senão a redução dos gases de efeito de estufa.

"A mensagem para cada país, governo e empresa é simples: é preciso seguir a ciência e assumirmos, cada um, parte da responsabilidade para que as metas sejam cumpridas", declarou Alok Sharma, presidente da COP26.

Da mesma forma, o secretário-geral da ONU, António Guterres, disse que o relatório sobre o clima hoje publicado pelos especialistas da ONU é um "alerta vermelho" que deve fazer soar os alarmes sobre as energias fósseis que "estão a destruir o planeta".

O secretário-geral da ONU pede que nenhuma central de carvão seja construída depois 2021.

"Os países também devem acabar com novas explorações e produção de combustíveis fósseis, transferindo os recursos dos combustíveis (fósseis) para a energia renovável", acrescentou António Guterres, em comunicado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+