Tempo
|
A+ / A-

Alemanha. Explosão faz pelo menos um morto e 16 feridos em parque industrial

27 jul, 2021 - 10:59 • Redação com agências

Autoridades pedem aos residentes que fiquem dentro de casa e mantenham as janelas e portas fechadas. Veja o vídeo.

A+ / A-

Pelo menos uma pessoa morreu, 16 ficaram feridas e cinco estão desaparecidas depois de uma explosão que ocorreu esta terça-feira num parque industrial na cidade alemã de Leverkusen, levando as autoridades alemãs a considerarem o incidente como uma "ameaça extrema".

As autoridades da cidade de Leverkusen disseram, num comunicado, que a explosão no Chempark, que fica a cerca de 20 quilómetros ao norte de Colónia, no rio Reno, ocorreu em tanques de armazenamento de solventes.

A nota referiu que quatro pessoas ficaram gravemente feridas, 12 tiveram ferimentos ligeiros e cinco pessoas estão desaparecidas.

Segundo o jornal Bild, pelo menos uma pessoa morreu.

O departamento federal de proteção civil e assistência a desastres da Alemanha classificou a explosão como "uma ameaça extrema", pedindo aos residentes que fiquem dentro de casa e mantenham as janelas e portas fechadas, de acordo com a agência de notícias alemã DPA.

A Currenta, a empresa que opera o parque industrial, disse que a explosão aconteceu às 8h40 de Portugal continental, em tanques de armazenamento no centro de gestão de resíduos e, em seguida, evoluiu para um incêndio.

"Sirenes foram acionadas para alertar os moradores e alertas foram enviados", disse a Currenta num comunicado.

O jornal Koelner Stadt-Anzeiger relatou que a explosão ocorreu no bairro de Buerrig, em Leverkusen.

A polícia de Colónia disse que um grande número de agentes policiais, bombeiros, helicópteros e ambulâncias de toda a região foram enviados ao local. A polícia pediu a todos os residentes que ficassem dentro de casa e alertaram as pessoas de fora de Leverkusen para evitar a região.

As autoridades policiais também encerraram várias estradas importantes nas proximidades.

A nuvem de fumo, segundo o jornal, estava a mover-se para noroeste, em direção às cidades de Burscheid e Leichlingen, que ficam na região administrativa de Colónia, no Estado da Renânia do Norte-Vestfália.

O parque industrial químico está localizado muito próximo às margens do rio Reno.

A Currenta possui três unidades na região e mais de 70 empresas diferentes estão baseadas em Leverkusen, Dormagen e Krefeld-Uerdingen.

Na cidade Leverkusen está localizada a sede da Bayer AG, uma das maiores empresas químicas e farmacêuticas da Alemanha.

[Artigo atualizado às 13h19]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+