Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Presidente do Haiti assassinado a tiro em casa

07 jul, 2021 - 11:48 • Redação com agências

Jovenel Moise foi morto, na madrugada desta quarta-feira, durante um ataque armado contra a sua residência particular.

A+ / A-
Divulgadas imagens de homens armados junto à casa do Presidente do Haiti
Divulgadas imagens de homens armados junto à casa do Presidente do Haiti

O Presidente do Haiti, Jovenel Moise, foi assassinado em casa por um grupo de homens armados, formado por elementos estrangeiros. A informação foi confirmada pelo primeiro-ministro do país, Claude Joseph.

Jovenel Moise foi baleado mortalmente, na madrugada desta quarta-feira, durante um ataque armado contra sua residência particular. A mulher do Presidente foi ferida e está hospitalizada, precisou Joseph, apelando à população para manter a calma e indicando que a polícia e o exército assegurarão a manutenção da ordem.

O governante condenou o que designou de “ato odioso, desumano e bárbaro”.

O assassinato ocorre num contexto de aumento da violência dos gangues no país das Caraíbas.

Moise governava o país mais pobre das Américas, por decreto, após as eleições legislativas previstas para 2018 terem sido adiadas na sequência de disputas.

Para além da crise política, os raptos por resgate aumentaram nos últimos meses, refletindo ainda mais a crescente influência de bandos armados na nação das Caraíbas.

O Haiti enfrenta também uma pobreza crónica e catástrofes naturais recorrentes.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+