Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19

3.ª vaga no Brasil. Mais de 513 mil mortos e infeções continuam a crescer

28 jun, 2021 - 07:00

Segundo a Organização Mundial de Saúde, o Brasil é o país com o segundo maior número de mortes associadas à Covid-19 em todo o mundo, depois dos Estados Unidos.

A+ / A-

Veja também:


O Brasil registou nas últimas 24 horas mais 739 mortes associadas à Covid-19, número que eleva o total de óbitos desde o início da pandemia para 513.474, segundo os dados anunciados no sábado pelo ministério brasileiro da Saúde.

O país registou ainda 33.704 novos casos de infeção durante o período em análise e acumula agora 18.420.598 pessoas infetadas 16 meses após o surto de SARS-CoV-2, cuja propagação ainda está fora de controlo em solo brasileiro.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o país com o segundo maior número de mortes associadas à Covid-19 em todo o mundo, depois dos Estados Unidos (600.000), e regista o terceiro maior número de pessoas infetadas, atrás dos Estados Unidos (33,2 milhões) e da Índia (30,1 milhões).

Os dados epidemiológicos no gigante latino-americano tendem a ser mais baixos nos fins de semana, devido a uma menor atividade por parte das autoridades de saúde pública.

Os estados brasileiros com mais mortes são: São Paulo (126.050), Rio de Janeiro (55.181) e Minas Gerais (45.888), todos localizados na região sudeste do país e também as mais povoadas.

Desde maio último, o país está a manifestar uma tendência crescente de infeções, que alguns especialistas de saúde pública qualificam como o início de uma terceira vaga pandémica.

A pressão sobre os hospitais diminuiu ligeiramente no país, mas continua a ser muito elevada em grande parte do Brasil.

Vários fatores estão a ser apontados por especialistas epidemiológicos para esta nova subida no número de contágios, tais como o cansaço social e a circulação de variantes mais contagiosas, tudo isto no quadro de uma campanha de vacinação lenta.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+