Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Biden avisa Putin para consequências "devastadoras" se Navalny morrer

16 jun, 2021 - 20:40 • Lusa

Presidentes dos Estados Unidos e da Rússia juntos pela primeira vez, numa cimeira em Genebra.

A+ / A-

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, indicou hoje ter transmitido ao homólogo russo, Vladimir Putin, que as consequências serão "devastadoras" para a Rússia se o opositor Alexei Navalny, atualmente detido, vier a morrer.

Biden, que falava numa conferência de imprensa, em Genebra, depois de se ter reunido, numa cimeira, com Putin, assegurou que os Estados Unidos irão continuar a relevar os casos dos "direitos humanos fundamentais", como o do opositor russo.

Vladimir Putin, na sua conferência de imprensa dada também no final da cimeira com Biden em Genebra, justificou a prisão de Navalny.

Sem nunca dizer o nome de Alexei Navalny, Putin disse que o opositor "sabia que estava a violar a lei" ao desrespeitar as condições de uma condenação com pena suspensa enquanto estava em tratamento na Alemanha.

"Este homem sabia que estava a violar a lei em vigor na Rússia", disse Putin, aludindo às violações de uma sentença de prisão suspensa anterior, que exigia que Navalny teria de se apresentar regularmente nos serviços penitenciários.

Navalny, o inimigo político mais contestatário a Putin, foi preso em janeiro ao regressar da Alemanha, onde passou cinco meses em recuperação na sequência de um envenenamento por um agente nervoso que atribui ao Kremlin, acusação que as autoridades russas rejeitam.

Em fevereiro, Navalny foi condenado a dois anos e meio de prisão por violar os termos da sentença suspensa de uma condenação por peculato de 2014, que negou e garantiu ter apenas uma motivação política.

Navalny foi transferido em coma para um hospital de Berlim em agosto de 2020, tendo passado quase seis meses em recuperação.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+