Tempo
|
A+ / A-

China pousa nave em Marte. É o segundo país a chegar ao planeta vermelho

15 mai, 2021 - 13:42 • Reuters

Depois de quase sete meses de viagem, a nave terá chegado a Marte pelas 00h18 deste sábado, pela hora de Lisboa. O robot, chamado Zhurong, irá iniciar uma extensa recolha de dados.

A+ / A-
Foto: Agência Espacial da China/EPA
Foto: Agência Espacial da China/EPA

Uma nave chinesa pousou com sucesso na superfície de Marte, na madrugada deste sábado, informou a agência de notícias estatal Xinhua. Assim, a China torna-se no segundo país, depois dos Estados Unidos, a chegar ao quarto planeta do Sistema Solar.

A nave Tianwen-1 pousou numa vasta planície, conhecida como Utopia Planitia, "deixando pela primeira vez uma pegada chinesa em Marte", diz a agência Xinhua.
A operação começou pelas 17h00 da passada sexta-feira, com o módulo de pouso a separar-se a nave-mãe em órbita. Três horas depois terá entrado na atmosfera marciana.


A hora oficial de pouso terá sido pelas 00h18 de sábado (hora de Lisboa). Depois de pousar, o robot levou mais de 17 minutos para desdobrar os seus painéis solares e a antena para enviar os primeiros sinais, com o sucesso da operação.

O robot, chamado Zhurong, irá agora inspecionar o local de pouso antes de deixar a sua plataforma para realizar inspeções.
Com o nome mitológico de um deus do fogo chinês, Zhurong possui seis instrumentos para recolha de dados, incluindo uma câmera de topografia de alta resolução.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ivo Pestana
    15 mai, 2021 madeirense 14:53
    Uma correção. A China é o terceiro país a chegar a Marte. A União Soviética chegou a Marte com a sonda Mars 3, em plena guerra fria.
  • Ivo Pestana
    15 mai, 2021 Funchal 14:24
    Parabéns China. Marte é de quem chega e não dos americanos.

Destaques V+