Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Cimeira Social do Porto vai debater levantamento de patentes das vacinas Covid-19

06 mai, 2021 - 15:51 • Redação

Notícia foi avançada pelo presidente do Conselho Europeu, depois de os Estados Unidos terem apoiado a ideia para agilizar o processo de vacinação em todo o mundo.

A+ / A-

Veja também:


A questão do levantamento das patentes das vacinas para a Covid-19 vai ser debatida na Cimeira Social do Porto, avança o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel.

Depois de os Estados Unidos defenderem essa possibilidade, Charles Michel escreveu na rede social Twitter que a União Europeia (UE) “está totalmente empenhada em resolver todas as barreiras que impedem a luta global contra #COVID19”.

“Todos os países devem permitir a exportação e evitar a interrupção das cadeias de abastecimento. Temos de desenvolver a capacidade de produção global com o apoio financeiro da UE para os parceiros em desenvolvimento”, defende o presidente do Conselho Europeu.

Charles Michel anuncia que os líderes europeus vão debater a questão do levantamento das patentes das vacinas na Cimeira Social, que arranca sexta-feira, na cidade do Porto, no âmbito da presidência portuguesa.

O Presidente norte-americano, Joe Biden, anunciou, na quarta-feira, que apoia o levantamento de patentes das vacinas contra a Covid-19, numa tentativa de apoiar os esforços globais de vacinar a população mundial em países com falta de doses, especialmente na Índia e na América do Sul.

Os Estados Unidos da América é um dos países com o processo de vacinação mais avançado, tendo já aberto a vacinação a todas as faixas etárias.


Já esta quinta-feira, Bruxelas abriu agora a porta ao fim das patentes nas vacinas anti-covid. A possibilidade foi avançada pela presidente da Comissão Europeia (CE) no Twitter.

“A nossa prioridade é aumentar a produção para alcançar a vacinação global. Ao mesmo tempo, estamos abertos a discutir qualquer outra solução eficaz e pragmática. Nesse sentido, estamos prontos para avaliar como é que a proposta dos Estados Unidos pode ajudar a atingir esse objetivo“, afirmou Ursula von der Leyen.

Nesta mensagem pede, a curto prazo e enquanto se decidem a questão das patentes, “a todos os países produtores de vacinas que permitam a exportação imediatamente e evitem medidas que interrompam as cadeias de abastecimento”.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+