Tempo
|
A+ / A-

EUA. "A cada dez horas" abre uma nova investigação contra a China

15 abr, 2021 - 08:26 • Lusa

Diretor do FBI disse que nenhum outro país representa uma ameaça maior à segurança económica e ideais democráticos dos EUA do que a China, acrescentando que a sua capacidade de influenciar as instituições é "profunda, ampla e persistente".

A+ / A-

O Departamento Federal de Investigação (FBI) dos Estados Unidos tem mais de 2.000 investigações abertas relacionadas com o governo chinês e abre uma nova "a cada 10 horas", disse o diretor da instituição ao Comité de Inteligência do Senado dos EUA.

No seu testemunho, divulgado hoje pela CNN, o diretor do FBI, Christopher Wray, disse que nenhum outro país representava uma ameaça maior à segurança económica e aos ideais democráticos dos EUA do que a China, acrescentando que a sua capacidade de influenciar as instituições norte-americanas é "profunda, ampla e persistente".

Os comentários de Wray surgem no meio de tensões crescentes entre Washington e Pequim em várias frentes, incluindo alegadas violações dos direitos humanos na região ocidental de Xinjiang na China e questões relacionadas com o estatuto de Taiwan e Hong Kong.

O Diretor da National Intelligence dos EUA, Avril Haines, e o diretor da CIA, e William Burns, falaram ao lado de Wray na audiência de quarta-feira no Senado, naquele que é o primeiro testemunho público de grupo de líderes da inteligência perante o Congresso dos EUA desde 2019, de acordo com a CNN.

Estas declarações surgem menos de uma semana após os serviços secretos norte-americanos terem divulgado a sua Avaliação Anual da Ameaça, na qual advertia que os governos chinês e russo pretendiam utilizar a pandemia de Covid-19 para aumentar a sua influência global.

O relatório dizia que Pequim tinha estado "a intensificar esforços para moldar o ambiente político" nos Estados Unidos para tentar afirmar a sua influência e abafar as críticas às suas próprias políticas, incluindo a repressão das liberdades civis em Xinjiang e Hong Kong.

Haines disse ao Comité de Informações do Senado que o Governo chinês tinha capacidades cibernéticas "substanciais" que "se implementadas, poderiam, no mínimo, causar interrupções temporárias localizadas em infraestruturas críticas dentro dos Estados Unidos".

Em julho de 2020, o Governo dos EUA acusou dois alegados ‘hackers’ chineses que, segundo as autoridades, se tinham envolvido numa "campanha global de intrusão informática generalizada", incluindo a tentativa de aceder à investigação sobre o coronavírus dos EUA e visando ativistas de direitos humanos.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+