Tempo
|
A+ / A-

Direção da CDU apoia Armin Laschet para suceder a Merkel na Alemanha

12 abr, 2021 - 15:44 • Lusa

Angela Merkel vai abandonar a liderança do partido e da Alemanha e a sua decisão está a provocar incerta na CDU e na corrida às legislativas.

A+ / A-

A direção do partido conservador alemão União Democrata-Cristã (CDU) decidiu esta segunda-feira apoiar o seu impopular presidente, Armin Laschet, como candidato às eleições legislativas de 26 de setembro.

O “presidium” da CDU, reunido esta segunda-feira à porta fechada, escolheu apoiar a candidatura do seu presidente face à do popular dirigente bávaro Markus Soder, que lidera o partido irmão a União Social-Cristã (CSU), indicaram vários participantes na reunião à agência France-Presse.

Laschet, 60 anos, e Soder, 54, – que lideram os governos regionais dos dois estados mais populosos da Alemanha: Renânia Norte-Vestfália e Baviera, respetivamente – declararam oficialmente no domingo estarem preparados para concorrer.

O objetivo da coligação conservadora é acelerar o processo de escolha política, considerando que o fim do mandato da chanceler Angela Merkel, após 16 anos no poder, está a criar instabilidade e que uma longa incerteza sobre o futuro do partido pode prejudicar as aspirações a uma vitória nas eleições legislativas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+