Tempo
|
A+ / A-

Covid-19

António Costa saúda acordo para a "distribuição solidária" de vacinas contra a Covid-19

01 abr, 2021 - 19:49 • Lusa

O primeiro-ministro recorreu ao Twitter para dar conta da sua satisfação por um plano que deve permitir vacinar 45% da população até final de junho.

A+ / A-

O primeiro-ministro, António Costa, saudou hoje o acordo alcançado entre os Estados-membros da União Europeia para a "distribuição solidária" de vacinas, considerando que possibilitará a vacinação de 45% da população até ao final de junho.

"Saúdo o acordo hoje alcançado para a partilha solidária de vacinas entre os Estados-membros da União Europeia, que possibilita a vacinação em todos de pelo menos 45% da população até ao final de junho", escreveu António Costa na sua conta pessoal na rede social Twiiter. .

Na mesma mensagem, o primeiro-ministro de Portugal, país que preside ao Conselho da União Europeia até junho, acrescenta que agora importa acelerar a vacinação e pôr em marcha uma recuperação justa, verde e digital".

A presidência portuguesa da UE alcançou esta quinta-feira um acordo para uma "distribuição solidária" de 10 milhões de doses da vacina da BioNTech-Pfizer antecipadas para o segundo trimestre, que reserva perto de 3 milhões para os Estados-membros mais necessitados.

Contudo, este compromisso em torno da proposta colocada sobre a mesa por Portugal para apoiar cinco Estados-membros com maior penúria de vacinas, alcançado ao fim de dois dias intensos de negociações entre os embaixadores dos 27 em Bruxelas, não foi subscrito por todos, com Áustria, República Checa e Eslovénia a ficarem de fora deste mecanismo de solidariedade.

Estes três países, que reclamavam mais vacinas para si, ainda que os dados demonstrem que não se encontram entre os mais carenciados, recusaram-se a prescindir das doses que lhes cabem seguindo a chave de repartição que tem vindo a ser utilizada - em função da população -, e não participam por isso na distribuição solidária acordada por todos os restantes, com vista a ajudar Bulgária, Estónia, Letónia, Eslováquia e Croácia, os cinco Estados-membros efetivamente mais carenciados a nível de vacinas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+