Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Alerta de tsunami no Japão levantado após sismo de magnitude 7,2

20 mar, 2021 - 11:21 • Hélio Carvalho

O sismo não provocou dados ou feridos. As primeiras ondas tsunami começaram a chegar na noite de sábado.

A+ / A-

O Japão foi abalado no final de tarde deste sábado por um sismo de magnitude 7.2 na escala de Richter, perto da costa da região de Miyagi. As autoridades do país lançaram um alerta de tsunami e pediram aos habitantes da região para se deslocarem para zonas mais elevadas, mas o alerta foi entretanto levantado durante a noite.

Segundo a Agência Meteorológica do Japão, o sismo foi sentido às 18h09 locais (9h09 na hora de Lisboa) e o epicentro foi a 60 quilómetros de profundidade no oceano Pacífico. Os tremores chegaram a ser sentidos em Tóquio, sendo que a capital fica a mais de 400 quilómetros da zona de Miyagi.

As primeiras ondas tsunami já chegaram às praias da região, com a agência estatal japonesa NHK a noticiar que o nível do mar tinha subido um metro

Não foram registados feridos ou danos materiais significativos, mas segundo a NHK, pelo menos 200 casas ficaram sem eletricidade. As cidades de Shichigahama e Watari, que juntas reúnem cerca de 25 mil pessoas, chegaram a ser evacuadas pelas autoridades.

Sismos são comuns no Japão, já que o país se situa no "anel de fogo" do oceano Pacífico, uma área repleta de vulcões subaquáticos que rodeia o oceano e abrange uma vasta quantidade de países. Os regulamentos sobre a construção de edifícios no Japão obriga a que todos os edifícios tenham de ter uma infraestrutura preparada para aguentar terramotos.

Em Tóquio, a companhia elétrica nacional do país suspendeu a atividade na central nuclear de Onagawa, como prevenção, e tem monitorizado a condição na central nuclear de Fukushima, abalada pelo terramoto de 2011.

Aliás, o sismo surge poucos dias depois do país recordar o desastre nuclear de Fukushima, de 10 de março de 2011. Na altura, um forte terramoto de 9.0 na escala de Richter, seguido de um tsunami, levaram a um desastre catastrófico na central nuclear que deixaram a zona em torno da central afetada pela radiação.

[Notícia atualizada às 12h24]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+