Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Brasil anuncia três voos com Lisboa para repatriar cidadãos

16 mar, 2021 - 07:04 • Marta Grosso

Governo português decidiu prolongar restrições ao tráfego aéreo com o Brasil até ao dia 31 de março, mas há voos que são permitidos.

A+ / A-

O Brasil vai realizar três novos voos comerciais extraordinários entre Lisboa e São Paulo (Guarulhos), nos dias 23, 25 e 27 de março, para repatriar cidadãos retidos em Portugal.

As ligações aéreas vão ser feitas pela companhia brasileira LATAM e são justificados com a procura “de nacionais brasileiros impossibilitados de retornar ao país devido à suspensão temporária da rota aérea entre Brasil e Portugal”.

O anúncio foi feito na segunda-feira à noite (madrugada de terça-feira em Lisboa) pelo Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty).

“Assim como nas ocasiões anteriores, os voos a serem operados pela LATAM têm caráter privado. Os interessados devem tratar diretamente com aquela empresa aérea a marcação ou o eventual reaproveitamento de bilhetes. Tendo em conta o estado de emergência e as restrições vigentes em Portugal, somente poderão ingressar no aeroporto os passageiros com bilhetes confirmados pela LATAM”, lê-se na nota de imprensa.


A TAP também já realizou voos de repatriamento para o Brasil, nos dias 26 de fevereiro, 10 e 15 de março. Segundo Itamaraty, nestes voos foram repatriados 628 brasileiros.

Segundo a nota, a embaixada de Brasília em Lisboa e os consulados gerais em Lisboa, Porto e Faro prestarão “toda a assistência cabível aos brasileiros”.

O cancelamento dos voos com origem ou destino no Brasil, decretada na sequência da variante de Manaus do novo coronavírus, está em vigor desde 29 de janeiro e já afetou centenas de brasileiros, a maioria dos quais imigrantes desempregados que já tinham passagem comprada para deixar o país.

Na segunda-feira, o Governo português reafirmou a suspensão de “todos os voos, comerciais ou privados, dos aeroportos ou aeródromos de Portugal continental, com origem ou destino no Brasil e no Reino Unido”.

São apenas permitidos os voos de natureza humanitária, para repatriamento de cidadãos nacionais, da União Europeia e de países associados ao Espaço Schengen, e seus familiares, bem como de cidadãos nacionais de países terceiros com residência legal em território nacional.

Contudo, estes cidadãos têm de apresentar um teste PCR com resultado negativo, realizado nas 72 horas anteriores ao momento do embarque (com exceção das crianças que não tenham completado 24 meses de idade).

Têm, também, de cumprir um período de isolamento profilático de 14 dias, no domicílio ou em local indicado pelas autoridades de saúde, ou aguardar pelo voo de ligação aos respetivos países em local próprio no interior do aeroporto.

São ainda permitidos voos de repatriamento de cidadãos estrangeiros que se encontrem em Portugal continental.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+