Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Margarita sobreviveu à Covid e os médicos levaram-na a ver o mar

05 mar, 2021 - 17:27 • Hélio Carvalho

Idosa de Barcelona pôde ver familiares, amigos e a cadela depois de ter finalmente testado negativo para a covid-19.

A+ / A-

Margarita Pascual passou mais de um mês nos cuidados intensivos devido à covid-19, uma jornada dolorosa e angustiante que a levou às portas da morte. 36 dias passados no Hospital del Mar, em Barcelona, que culminaram da melhor forma: Margarita, de 72 anos, sobreviveu. Mal recebeu o teste negativo que a deixou fora de perigo, foi ver o mar à porta do hospital.

A idosa saiu do hospital, mas ainda não teve baixa. Foi levada na cama por médicos do serviço de cuidados intensivos, até ao passeio marítimo.

À porta, receberam-na os familiares, que não a viam há mais de um mês, alguns amigos e a cadela Luna.

Em entrevista à agência Efe, a médica-adjunta do serviço de UCI do Hospital del Mar, Andrea Castellví, disse que o passeio de Margarita foi inserido no âmbito de uma tentativa do hospital de “humanizar os cuidados intensivos”.

Segundo a profissional de saúde, é sempre benéfico para os pacientes poderem sair e cheirar o mar e lamenta que os passeios tenham sido reduzidos devido à pandemia.

“Apesar de não termos provas científicas, acreditamos que para os nossos pacientes, o reencontro com os seus familiares e estar ao ar livre é uma grande ajuda, e notamos isso neles”, contou Andrea Castellví.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+