A+ / A-

NASA

​Astronauta americana regressou à Terra após recorde de 11 meses no espaço

06 fev, 2020 - 19:56 • Lusa com redação

A cápsula que trouxe Christina Koch de volta ao planeta aterrou no Cazaquistão.

A+ / A-
Christina Koch regressa à Terra com novo recorde feminino no espaço
Christina Koch regressa à Terra com novo recorde feminino no espaço

A astronauta da NASA Christina Koch, que passou quase 11 meses em órbita naquela que foi a mais longa permanência no espaço de uma mulher, regressou esta quinta-feira à Terra, no Cazaquistão.

A cápsula Soyuz que transportou a astronauta aterrou na manhã desta quinta-feira a sudoeste de Dzhezkagan, no Cazaquistão, transportando também o comandante da estação, Luca Parmitano, da Agência Espacial Europeia, e Alexander Skvortsov, da agência espacial russa, Roscosmos.

Koch, norte-americana, encerrou uma missão de 328 dias no espaço, dando a oportunidade aos cientistas de serem observados os efeitos no corpo de uma mulher de longa permanência no espaço. Essa investigação é importante tendo em conta que a NASA planeia voltar à Lua no âmbito do programa Ártemis e prepara a exploração humana de Marte.

A astronauta sorriu e fez com a mão um sinal de que estava tudo bem (mão fechada com polegar para cima), quando a equipa de apoio a ajudou a sair da cápsula e a colocou numa cadeira para um rápido "check-up". As autoridades espaciais russas disseram que estava em boa forma.

Depois da aterragem ainda não se ouviu a voz de Christina Coch. Para as câmaras ficou apenas a imagem de uma mulher sorridente, mas nos seus últimos minutos em órbita manifestou um desejo.

"A minha esperança número para este marco é que o recorde seja ultrapassado o mais depressa possível, porque significa que continuamos a alargar as fronteiras", declarou a astronauta.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+