Tempo
|
A+ / A-

Donald Trump salvo pelo Senado da destituição depois da invasão ao Capitólio

13 fev, 2021 - 20:45 • Redação

O ex-presidente estava acusado de ser o incitador principal do ataque dos populares. Sete republicanos ainda votaram contra o ex-presidente, mas o número de votos a favor ficou aquém dos dois terços necessários.

A+ / A-

O ex-presidente do Estados Unidos Donald Trump não será alvo de "impeachement". A votação no Senado terminou com 57 senadores a votar pela destituição, e 43 a votarem contra. Apesar disso, eram necessários dois terços para a votação do julgamento a Trump lhe ser desfavorável.

Houve sete republicanos a votar contra o ex-líder do partido, mas 43 senadores daquele partido votaram ao lado de Trump. Do lado dos democratas, todos os senadores votaram pela destituição.

A votação foi o culminar do quinto dia de julgamento depois de a Câmara ter proposto o impeachment de Trump no mês passado por incitação a uma insurreição no ataque ao Capitólio, que opcorreu a de janeiro.

Os democratas argumentavam que Trump incitou intencionalmente a multidão composta pelos seus apoiantes a invadir o Capitólio com vista a evitar a ratificação dos resultados da eleição que elegeu Joe Biden. Isso aconteceu após durante vários meses ter bombardeado os eleitores com falsas alegações de fraude eleitoral.

Os republicanos que votaram para condenar foram senadores Richard Burr da Carolina do Norte, Bill Cassidy da Louisiana, Susan Collins do Maine, Lisa Murkowski do Alasca, Mitt Romney do Utah, Ben Sasse do Nebraska e Pat Toomey da Pensilvânia. Burr e Toomey que se vão retirar do Congresso em 2022.

Seriam necessários 67 votos para condenar Trump. Esse resultado no Senado teria sido capaz de impedir o ex-presidente de concorrer ao cargo novamente. Mas como foi absolvido, essa possibilidade mantém-se em aberto.

Trump já foi absolvido duas vezes pelo Senado. A primeira vez foi em fevereiro de 2020, por causa das negociações com a Ucrânia.

"O nosso movimento só está a começar"

Donald Trump já reagiu à votação e considera que a este segundo julgamento no Senado com vista á sua destituição foi "mais um episódio da maior caça às bruxas na história dos Estados Unidos."

"Nunca nenhum Presidente teve que passar por algo assim de forma continuada, porque os nossos adversários não esquecem as quase 75 milhões de pessoas que votaram em nós, o maior número para um Presidente em funções", identificou.

E continuou afirmando que "o nosso movimento belo, histórico e patriótico para tornar a América grande outra vez ainda só está a começar".

"Nos próximos meses, tenho muitas coisas para partilhar com vocês e quero muito continuar a nossa incrível jornada juntos", rematou.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • João Lopes
    16 fev, 2021 Viseu 13:00
    Os 7 republicanos que votaram contra o ex-presidente do Estados Unidos Donald Trump deveriam ser expulsos do partido republicano, por traição!
  • Agostinho Couto
    14 fev, 2021 Linden 00:29
    Estas eleicoes americanas foram a maior fraude algum dia vista pelo menos aqui nos EUA , ,, difilmente um presidente nao e reeleito para um segundo mandato nao so aqui nos EUA mas em qualquer pais com plena democracia , mas afinal o que e que Trump fez de de tao grave para nao ser reeleito , ,, resposta ,,simplesmente nada de grave ,, so que o globalismo os ,,midia jornais televisoes comentadores , grupos minoritarios ,,,jornalistas portugueses foram do ,,piorio nesse aspecto , embora nao fosse nada que lhes dissesse respeito ,,, e o resultado foi o que se viu, mas nao esquecam que os americanos na sua maioria nao sao , assim tao bons de levar , e ainda se vao saber toda a verdade , , embora muitos nao o queiram , , este e so o ,,primeiro ,,round ,, e o ultimo a rir vai ser o que vai ,,rir ,melhor ,

Destaques V+