Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Caravana de 3 mil migrantes hondurenhos a caminho dos EUA

01 out, 2020 - 23:57 • Lusa

A falta de emprego, insegurança e violência criminosa são as razões pelas quais muitos homens, mulheres e crianças das Honduras migram todos os dias para outros locais.

A+ / A-

Pelo menos 3 mil migrantes hondurenhos sem documentos atravessaram esta quinta-feira a fronteira para a Guatemala rumo aos Estados Unidos da América, onde pretendem pedir asilo.

Os migrantes tinham deixado San Pedro Sula, a segunda maior cidade das Honduras, 180 quilómetros a norte de Tegucigalpa, capital do país, na quarta-feira à noite, numa tentativa de chegar aos EUA para escapar à pobreza e violência no país centro-americano.

O Instituto Guatemalteco das Migrações disse hoje aos jornalistas que às 11:45 (18:45 em Lisboa) aproximadamente 3 mil pessoas tinham entrado de manhã, em diferentes alturas, na Guatemala, através da fronteira de El Corinto, localizada a 250 quilómetros a leste da capital do país.

A organização informou que os hondurenhos avançaram ilegalmente para o país e divulgou vários vídeos nos quais se vê um grande grupo de pessoas a atravessar a fronteira, sem que as autoridades as conseguissem impedir.

"Os [migrantes] que se estão a aproximar dos controlos de imigração são poucos", adiantou o Instituto Guatemalteco de Migração.

De acordo com a mesma fonte, não está a ser pedido aos migrantes o resultado do teste à Covid-19 para entrar no território, como passou a ser obrigatório após a reabertura das fronteiras, em 18 de setembro.

A Ministra da Saúde da Guatemala, Amelia Flores, afirmou a uma estação de rádio que os migrantes são obrigados a apresentar um teste "PCR ou antigénio" para detetar a Covid-19, de forma poderem entrar no país.

A falta de emprego, insegurança e violência criminosa são as razões pelas quais muitos hondurenhos migram todos os dias para outros locais, de acordo com fontes de entidades de direitos humanos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+