Tempo
|
A+ / A-

Covid-19

Regulador europeu recebe pedido para aprovação da vacina da AstraZeneca ​

12 jan, 2021 - 08:05 • Sofia Freitas Moreira com agências

O parecer sobre a introdução no mercado será conhecido até 29 deste mês, durante a reunião do comité científico.

A+ / A-

Veja também:


A Agência Europeia do Medicamento (EMA em inglês) recebeu, esta terça-feira, um pedido de aprovação condicional da vacina para a Covid-19 desenvolvida pela AstraZeneca e pela Universidade de Oxford.

De acordo com a agência Reuters, o processo de autorização, por parte do regulador europeu, será feito de forma acelerada.

A agência avança que o parecer sobre a introdução no mercado pode ser conhecido até dia 29 deste mês, durante a reunião do comité científico, "desde que os dados apresentados sobre a qualidade, segurança e eficácia da vacina sejam suficientemente sólidos e completos e que qualquer informação adicional necessária para completar a avaliação seja prontamente enviada", esclarece em comunicado oficial.

A ser autorizada, será a terceira vacina a ser comercializada na Europa e Portugal poderá receber até 1,4 milhões de doses até março.

Portugal celebrou seis contratos com farmacêuticas mundiais, sendo que o país irá receber 6,9 milhões de doses da vacina da Astrazeneca, 4,5 milhões da Pfizer e 1,8 milhões da Moderna, segundo o presidente do Infarmed, Rui Ivo.

Uma análise conjunta dos resultados preliminares da vacina da Universidade de Oxford e farmacêutica AstraZeneca confirmou, no início de dezembro, uma eficácia média de 70,4%, mas que pode ir até 90% se as doses forem variadas, de acordo com um artigo publicado na revista especializada Lancet.

O estudo foi o primeiro a ser publicado após a análise por outros cientistas [‘peer reviewed’] aos resultados preliminares, a partir de testes clínicos feitos com 11.636 voluntários no Reino Unido e no Brasil.

A análise conjunta aos resultados mostrou que a eficácia média da vacina, pelo menos 14 dias após a segunda dose, foi de 70,4%, tendo mostrado uma eficácia de 62,1% quando os voluntários receberam duas doses completas, e 90% quando receberam uma dose mais baixa seguida de uma dose completa.

Os ensaios clínicos da vacina AstraZeneca/Oxford decorreram no Reino Unido, Brasil e África do Sul.

O Reino Unido foi o primeiro país a aprovar a vacina, a 30 de dezembro, e o primeiro a administrá-la no início de 2021, a 4 de janeiro.

A vacina, desenvolvida pela AstraZeneca em conjunto com a Universidade de Oxford, tem características diferentes da concorrente Pfizer/BioNTech, desde logo pelo facto de não ser preciso o armazenamento a temperaturas negativas.

A pandemia provocou pelo menos 1.934.693 mortos resultantes de mais de 90,1 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo o último balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    12 jan, 2021 Lisboa 09:09
    Só a vacinação maciça - mínimo 50 000 pessoas / dia - pode resolver ou tornar controlável esta pandemia. Deixem-se de confinamentos que na pratica não existem, e comecem a vacinar maciçamente as pessoas em continuo e não como agora, que estão constantemente a parar por falta de vacinas. E a inventar regras como isso de prolongar o prazo de 21 dias entre tomas o que só dá como resultado, estar a meter soro fisiológico em vez de vacina

Destaques V+