Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Califórnia com escassez de oxigénio para todos os doentes Covid-19

07 jan, 2021 - 13:40 • Olímpia Mairos

Doentes com pouca probabilidade de sobrevivência, nomeadamente depois de uma paragem cardiorrespiratória, não devem ser levados para o hospital. Com pouco oxigénio, os profissionais de saúde de Los Angeles são instruídos a administrar o mínimo necessário.

A+ / A-

Veja também:


O estado da Califórnia, o mais populoso dos Estados Unidos, debate-se atualmente com a escassez de oxigénio para responder às necessidades dos pacientes de Covid-19.

Segundo o jornal "The New York Times", a Califórnia enfrenta “uma escassez de oxigénio para os pacientes” e já “moveu o Corpo de Engenheiros do Exército dos EUA e a Autoridade de Serviços Médicos de Emergência da Califórnia para ajudarem na entrega e reabastecimento dos tanques de oxigénio”.

Um sinal de como essa escassez “é terrível”, levou Marianne Gausche-Hill, diretora médica da Agência de Serviços Médicos de Emergência (SEM) de Los Angeles, a emitir, no passado domingo, orientações para que os profissionais de saúde administrarem a "quantidade mínima de oxigénio necessária" de forma a manter o nível de saturação de oxigénio dos pacientes pelos 90%.

Já a CNN, avança que Los Angeles estabeleceu uma nova regra para o pessoal das ambulâncias devido ao número de internamentos por Covid-19: as pessoas que sofram paragem cardiorrespiratória, e que não consigam ser reanimadas no local, não devem ser levadas para os hospitais, porque a probabilidade de sobrevivência é baixa.

“Com efeito imediato, devido ao grave impacto da pandemia Covid-19 no EMS e nos hospitais recetores [de chamadas de emergência] 911, doentes adultos em paragem cardíaca, traumática e não traumática, fora do hospital, não devem ser transportados [se] o retorno à circulação espontânea não for alcançado no local”, lê-se no documento publicado pela CNN.

O pior surto do estado está concentrado no sul da Califórnia e no vale de San Joaquin, onde as unidades de cuidados intensivos estão com a capacidade a 0%.

De acordo com o "New York Times", as contagens diárias de casos de infeção pelo novo de coronavírus na Califórnia são quatro vezes mais do que no pico de verão e as autoridades preveem que os efeitos colaterais relacionados com os feriados de dezembro irão piorar com o inverno.

Depois de as novas infeções, causadas por viagens e encontros no Dia de Ação de Graças por ocasião das festividades de Natal, resultaram em “um aumento diferente de todos os que o Estado já havia verificado, a trajetória de novos casos estabilizou-se um pouco nos primeiros dias de 2021”, escreve o "New York Times".

Os hospitais da Califórnia acolhem atualmente mais do dobro de pacientes Covid-19 do que há um mês atrás e muitas unidades de cuidados intensivos estão sobrelotadas. Pelo menos seis pessoas naquele Estado foram infetadas com a nova variante mais transmissível do vírus, identificada pela primeira vez na Grã-Bretanha.

Os EUA contabilizam atualmente 360.741 óbitos devido à Covid-19 e 21.272.775 casos da doença, desde o início da pandemia.

O estado de Nova Iorque continua a ser o mais duramente atingido pela pandemia, com 38.912 mortes, seguindo-se o Texas, com 29.118.

Os Estados Unidos são o país com mais mortos e também com mais casos de infeção confirmados.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • oswaldo da Motta
    07 jan, 2021 S. Pedro do Estoril 22:23
    Estado de Nova Iorque com 38.912 Obitos! O Estado de S.Paulo (Brasil) tem mais de 43 .000 óbitos, e é o Estado que tem um Governador que mais Isolamentos fez no Mundo. (mais de 1.100 mortos por milhão de habitantes. O Brasil em geral tem a media de 960 õbitos por milhão.. Esse mesmo Governador comprou 40 milhões de vacina da Siniopharm (Coronavac) cuja efieciencia é de 78%, mudou o nome da vacina para BUTANTAN (Laboratorio de Vacina de S.Paulo) porque Ele quer que seja 'obrigatorio' o uso e as pessòas não querem tomar vacina chinesa, já que o Governo Federal já tem a vacina inglesa (OXFORD) que tambem tem autorização para fabricar no FIOCRUZ (Laboratorio do Rio de Janeiro) mas foi encomendada pelo Ministerio da Saude (BOLSONARO) e o Governador de S.Paulo (DÓRIA) apesar de ser Eleito em 2018 com apoio do Bolsonaro, ODEIA-O. Vamos ver como termina esse CASO até o final de janeiro ou principio de Fevereiro. AS VACINAS ESTÃO CHEGANDO AOS MILHÕES para certificaçãp pelo Orgão Competente. para começarem a ser aplicadas.
  • Anónimo
    07 jan, 2021 Lisboa 16:58
    As consequências de um sistema em que não há saúde pública e apenas há saúde privada! Sistema esse que muita gente quer trazer para Portugal!

Destaques V+