Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

EUA

Trump pediu a secretário de Estado na Geórgia para “encontrar” 11.780 votos

03 jan, 2021 - 21:22 • com Reuters

Durante a conversa, Brad Raffensperger recusou sempre ajudar o Presidente e acusou-o de se basear em teorias da conspiração.

A+ / A-

Donald Trump pressionou repetidamente o secretário de Estado da Geórgia para “encontrar” os votos suficientes para garantir a sua vitória naquele estado nas eleições presidenciais do passado dia 4 de novembro.

A informação consta da transcrição de uma conversa telefónica entre o ainda Presidente e o dirigente georgiano, que é também republicano, publicada neste domingo pelo jornal “Washington Post”.

Segundo o jornal, Trump tentou, durante a conversa de uma hora, elogiar, criticar e ameaçar Brad Raffensperger, insistindo que só por fraude é que perdeu a eleição na Geórgia, onde nenhum democrata ganhava há uma geração.

A dada altura na conversa, Trump diz abertamente: “olha, tudo o que quero é isto. Só quero encontrar 11.780 votos”.

Segundo o jornal, ao longo de toda a conversa, Raffensperger nunca cede à conversa de Trump, dizendo que o Presidente se está a basear em teorias da conspiração circuladas nas redes sociais, e que a eleição decorreu de forma limpa.

A conversa foi divulgada pouco depois de Trump ter admitido no Twitter ter conversado com Raffensperger, criticando-o por não ter sido mais prestável. “Ele mostrou-se indisposto ou incapaz de responder a perguntas como a fraude de ‘boletins debaixo da mesa’, destruição de boletins, ‘eleitores’ de fora do estado, eleitores mortos, e mais. Não tem noção!”, escreveu.

Em resposta, Raffensperger disse: “Com todo o respeito, Presidente Trump: o que está a dizer não é verdade. A verdade sairá”.

Nem a Casa Branca, nem o gabinete de Biden, nem o Governo estadual da Geórgia comentaram a divulgação da conversa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+