Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

França reabre fronteiras com Reino Unido mas só entra quem tiver teste negativo à Covid-19

22 dez, 2020 - 20:25 • Redação com Reuters

Em vésperas de Natal, a decisão francesa de encerrar fronteiras criou filas intermináveis em Dover, com milhares de camionistas, vários portugueses, retidos durante horas. Exército britânico vai ajudar na testagem aos motoristas.

A+ / A-

Veja também:


França vai reabrir as suas fronteiras a passageiros oriundos de Inglaterra, pondo fim a um bloqueio temporário ao Reino Unido que Paris tinha anunciado no domingo para travar contágios por uma nova variante do coronavírus detetada no sudeste de Inglaterra.

As fronteiras serão restabelecidas esta quarta-feira mas apenas quem tiver teste negativo à Covid-19 é que será autorizado a passar.

Em vésperas de Natal, a decisão francesa de encerrar fronteiras criou filas intermináveis em Dover, no condado de Kent, com milhares de camionistas, vários portugueses, retidos durante horas.

Camionista português retido em Dover. “Estamos em condições desumanas”
Camionista português retido em Dover. “Estamos em condições desumanas”

A maioria dos países decidiu fechar fronteiras ao Reino Unido após o Governo britânico ter assumido que uma nova estirpe do SARS-CoV-2, inicialmente detetada no sudeste de Inglaterra em setembro, pode ser até 70% mais contagiosa e estará por trás do aumento significativo de casos de infeção no Reino Unido.

Esta terça-feria, o país voltou a bater um novo recorde de infeções diárias pelo terceiro dia consecutivo, registando 36.804 novos casos de Covid-19.

Face à situação em Dover, e com vários supermercados do país em risco de rutura de stock a poucos dias do Natal, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, conseguiu chegar a um acordo com o Presidente francês, Emmanuel Macron, para uma reabertura parcial das fronteiras.

Sob esse acordo, franceses e e outros residentes da União Europeia vindos do Reino Unido poderão entrar em França desde que tenham um teste à Covid-19 feito nas 72 horas anteriores e com resultado negativo.

Covid-19. A nova variante que está a preocupar a Europa
Covid-19. A nova variante que está a preocupar a Europa

O ministro britânico dos Transportes disse que o Estado vai começar já amanhã a distribuir testes para a Covid-19 entre camionistas e outros motoristas de pesados retidos nas passagens fronteiriças, mas avisou que o processo pode ser moroso.

"Garantimos que amanhã começaremos a distribuir testes", indicou Grant Shapps. "Deverá levar dois ou três dias até tudo estar feito."

No Twitter, Shapps pediu aos camionistas que evitem dirigir-se para Dover, apesar de planear reabrir a travessia do Canal da Mancha às 00h de quarta.

Tem havido “bons progressos e um acordo com o Governo francês sobre as fronteiras”, disse na sua conta da rede social Twitter o ministro britânico dos Transportes, Grant Shapps, sublinhando que “para já os motoristas não devem dirigir-se para Kent esta noite”.

Londres está a trabalhar num programa para que o exército ajude a realizar os testes necessários aos condutores dos camiões parados em autoestradas e parques de estacionamento perto de Dover, de acordo com a imprensa britânica.

Mais de 1.500 veículos pesados ficaram imobilizados na zona, segundo o Ministério do Interior britânico, enquanto a federação do setor alimentar e bebidas indica que pelos menos 4.000 camiões que deviam atravessar o canal por estes dias foram afetados pelas restrições.

Esta manhã, a Comissão Europeia recomendou que viagens não-essenciais de e para a Grã-Bretanha devem ser evitadas mas que que aqueles que estão de volta a casa serão autorizados a fazê-lo, desde que tenham teste negativo à Covid-19 ou cumpram 10 dias de quarentena.

Contudo, os controlos fronteiriços são geridos por cada Estado-membro a nível nacional, pelo que cada país da UE pode decidir as suas próprias regras.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+