Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pandemia

Covid-19. Boris Johnson garante abastecimento dos supermercados do Reino Unido

21 dez, 2020 - 19:14 • Lusa

Face aos receios motivados pela nova estirpe da Covid-19, o país passou as últimas 48 horas sem receber abastecimentos do exterior, mas o primeiro-ministro britânico garante que abastecimento alimentar ao país é “forte e robusto”.

A+ / A-

Veja também:


O primeiro-ministro britânico garante que as cadeias de abastecimento alimentar são "fortes e robustas" e minimiza um eventual impacto das restrições impostas por vários países, incluindo a França, por causa da nova variante de coronavírus.

"Os atrasos afetam apenas uma proporção muito pequena de alimentos que entram no Reino Unido e, como disseram as cadeias de supermercados, as cadeias de abastecimento são fortes e robustas", disse Boris Johnson esta segunda-feira numa conferência de imprensa.

O chefe do governo britânico disse também que discutiu a situação com o Presidente francês, Emmanuel Macron, e que pretende querer "resolver a situação nas próximas horas”.

Devido ao risco da nova estirpe do vírus, mais de 30 países proibiram viagens do Reino Unido, incluindo a maior parte da Europa, Canadá, Turquia e Hong Kong, e França proibiu a entrada de mercadorias durante 48 horas, gerando o receio de escassez de alguns produtos nos supermercados britânicos.

Centenas de camiões que esperavam para sair do país via porto de Dover para Calais ficaram retidos nas estradas em filas de quilómetros e muitas pessoas presas nos aeroportos devido ao cancelamento das ligações aéreas com o Reino Unido.

Reino Unido. Caos na fronteira e escassez de frescos após descoberta de nova estirpe de coronavírus
Reino Unido. Caos na fronteira e escassez de frescos após descoberta de nova estirpe de coronavírus

A rede de supermercados Sainsbury’s, a segunda maior no Reino Unido, garantiu ter reservas suficientes, mas a Federação de Alimentos e Bebidas britânica admitiu potenciais roturas no abastecimento de alimentos frescos para o Natal.

As restrições só afetam o trânsito de entrada em França, mas “os camionistas europeus não vão querer viajar para cá se tiverem medo real de ficarem retidos", alertou a associação em comunicado.

O Reino Unido realmente depende da importação de certos tipos de alimentos, nomeadamente a maioria (84%) de fruta fresca, quase metade dos vegetais e cerca de um terço da carne de porco.

Johnson vincou que estes problemas só estão a afetar o transporte de mercadorias por camiões, que representa 20% do total que entra em Dover, e que a maioria da comida, medicamentos e outro tipo de mantimentos são movimentados de forma mecanizada, logo não é afetada pelas restrições em vigor.

Uma nova variante do SARS-Cov-2, considerada até 70% mais contagiosa, ditou a introdução de um confinamento na região de Londres e sudeste de Inglaterra desde domingo.

O Reino Unido registou 33.364 novos de Covid-19 casos nas últimas 24 horas, depois de no domingo terem sido notificados 35.928 novos casos, um novo recorde desde o início da pandemia.

Nas últimas 24 horas confirmou também 215 mortes, elevando para 67.616 mortes o total desde o início da pandemia Covid-19.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+