Tempo
|
A+ / A-

Ligações suspensas

Boris Johnson convoca reunião urgente do Governo para discutir fornecimentos ao Reino Unido

20 dez, 2020 - 23:27 • Lusa

Vários países europeus suspenderam ou vão restringir ligações ao Reino Unido face a nova estirpe do coronavírus de alta transmissibilidade detetada no sudeste de Inglaterra.

A+ / A-

Veja também:


O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, convocou para esta segunda-feira uma reunião de crise sobre os fornecimentos do Reino Unido, depois de vários países terem decidido suspender as suas ligações devido à nova estirpe do coronavírus.

"O primeiro-ministro vai dirigir uma reunião do COBR (gabinete britânico para Situações de Crise) amanhã (segunda-feira) para discutir a situação relativa às viagens internacionais e, em particular, o fluxo regular de carga de e para o Reino Unido", anunciou esta noite um porta-voz de Downing Street.

A descoberta de uma nova variante "fora de controlo" do coronavírus SARS-CoV-2 no Reino Unido levou vários países europeus, incluindo a Alemanha, França, Itália, Irlanda e Bulgária a suspenderem as suas ligações com o país no domingo.

A França em particular suspendeu a partir da meia-noite de hoje e durante pelo menos 48 horas todas as viagens de passageiros, "incluindo o transporte de mercadorias, por estrada, ar, mar ou comboio, a partir do Reino Unido".

"Só será permitida a carga não acompanhada", especificou o Governo francês.

Imediatamente, o porto inglês de Dover, que serve a França em particular, anunciou que iria fechar para o tráfego de saída "até nova ordem".

De acordo com a Associação Britânica de Transportes Rodoviários, cerca de 10.000 camiões passam por ali todos os dias.

"O armazenamento para o Brexit é uma coisa, o pico do Natal outra, mas este encerramento da fronteira de 48 horas é um verdadeiro golpe de marreta", disse Rod McKenzie, um representante daquela federação, à Sky News.

Os portos britânicos estão atualmente a produzir um volume um tráfego massivo, com atrasos e engarrafamentos frequentes nas estradas que a eles ligam, devido ao facto de muitas empresas se estarem a preparar para a saída do Reino Unido do mercado único europeu na noite de 31 de dezembro.

A dez dias do fim, as negociações comerciais pós-Brexit entre Londres e Bruxelas ainda não foram concluídas e, se falharem, a introdução repentina de quotas e direitos aduaneiros suscita receios de caos no abastecimento do país.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+