Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Nações Unidas

ONU aprova 27 de dezembro como Dia Internacional da Preparação para Epidemias

08 dez, 2020 - 00:40 • Lusa

Resolução aprovada esta segunda-feira em Nova Iorque encoraja os 193 países membros das Nações Unidas a organizar “atividades de informação e sensibilização para enfatizar a importância da prevenção de epidemias".

A+ / A-

Veja também:


A Assembleia Geral da ONU aprovou uma resolução que torna 27 de dezembro no “Dia Internacional da Preparação para Epidemias”, depois da falta de preparação global evidenciada pela pandemia da Covid-19.

O texto, aprovado esta segunda-feira em Nova Iorque, “convida todos os Estados Membros, entidades das Nações Unidas e outras organizações mundiais, regionais e sub-regionais, o setor privado e a sociedade civil, incluindo organizações não-governamentais a celebrar a cada ano o Dia Internacional de Preparação para Epidemias” naquela data.

A resolução encoraja todos os 193 países membros das Nações Unidas a organizar “atividades de informação e sensibilização para enfatizar a importância da prevenção de epidemias, a preparação e o estabelecimento de parcerias para enfrentá-las”.

Solicita, também, à Organização Mundial da Saúde (OMS), criticada pelos Estados Unidos pela alegada falta de transparência na gestão da pandemia, para “que contribua para a celebração” deste dia internacional.

O texto, sem valor vinculativo, foi proposto conjuntamente por Camboja, Canadá, Espanha, Palestina, Guiné Equatorial, Nicarágua, Níger, Qatar, Coreia do Sul, São Vicente e Granadinas, Senegal, Singapura, Tajiquistão e Vietname.

A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 1.535.987 mortos resultantes de mais de 67 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+