Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Estudo alargado mostra que vacina de Oxford é 70% eficaz

23 nov, 2020 - 07:34 • Redação

Ensaios contaram com mais de 20 mil voluntários, metade no Reino Unido e metade o Brasil. Boris Johnson fala em “notícias incrivelmente empolgantes” e em resultados fantásticos”.

A+ / A-

Veja também:


A vacina contra a Covid-19, que está a ser desenvolvida pela universidade de Oxford e pela AstraZeneca, demonstra ter 70% de eficácia em média, após a testes feitos com dois regimes diferentes de tomas.

Um comunicado da farmacêutica explica que os dados provisórios dos ensaios da fase 3 revelaram que a eficácia de 70% resultou da combinação de dois regimes de dosagem: um foi 90% eficaz e o outro 62%.

Segundo a farmacêutica, a eficácia pode chegar aos 90% “sob um regime de dosagem”. A eficácia da vacina aumentou num sub-grupo de voluntários que foram vacinados com apenas meia dose na primeira toma e, passo um mês, com uma segunda dose normal.

“A eficácia desta vacina e a sua segurança confirmam que vai ser extremamente eficiente contra a Covid-19 e terá um impacto imediato na saúde pública”, revelou em comunicado Pascal Soriot, o CEO desta farmacêutica britânica.

O estudo contou com mais de 20 mil voluntários, metade no Reino Unido e metade o Brasil.

Esta vacina fica muito aquém dos resultados obtidos pela Pfizer e da Moderna, com índices de eficácia acima dos 90%. Mas, por outro lado, tem a vantagem de ser mais barata e mais fácil de armazenar, exigindo uma logística menos complicada para distribuir por todo o mundo.

“Quando começámos estes projetos vacinais estávamos à espera de vacinas com 50% de eficácia, portanto, 70% ótimo. Esta vacina, como é uma tecnologia diferente oferece outras vantagens: é mais fácil conservar, a quatro graus positivos; é mais fácil armazenar; e é mais barata”, explicou à Renascença o virologista Pedro Simas.

Os investigadores informam que a vacina consegue prevenir que muitas pessoas fiquem doentes e mostrou eficácia em várias faixas etárias, incluindo nos mais idosos.

O Governo do Reino Unido encomendou 100 milhões de doses da vacina Oxford, o suficiente para vacinar 50 milhões de pessoas. O secretário de saúde britânico MattHancock já reagiu à notícia e disse à Sky News que “estes números mostram que a vacina na dosagem certa pode ter até 90% de eficácia”.

A pandemia provocou pelo menos 1.360.914 mortos resultantes de mais de 56,8 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    24 nov, 2020 Lisboa 11:33
    Como é a mais barata e sem precisar de grandes estruturas de apoio, arrisco afirmar que é a que vem para cá, em maiores quantidades. Bem, 70% é melhor que nada. De momento, o que há em termos de vacinas, é uma ligeiríssima proteção, dada pela antiga BCG vacina da pneumonia, e mesmo aí, é proteção em termos ser menos propenso a apanhar Covid, não a evitá-lo. Por isso, 70% já não é nada mau. Venha ela.
  • Filipe
    23 nov, 2020 évora 11:37
    Este vírus não se comporta como os vírus sazonais , é um vírus de recombinação malina , que veio para ficar onde o deixam estar alocado . Mesmo com vacina , se existirem vírus na zona , eles vão infetar na mesma as pessoas , as pessoas vão na mesma expelir vírus nas secreções e outras vão sendo contaminadas . Este vírus só sossega se os governos acabarem as cadeias de transmissão , a vacina não acaba com a cadeia de transmissão , apenas pode atenuar os efeitos do vírus . Embora , de maneira diferente já que protege apenas deficiente temente por apenas algumas semanas . Se Portugal não acabar com as cadeias de transmissão daqui a 10 anos estamos a falar do mesmo de hoje em relação a contaminados e mortes ... Basta reparar que no vírus da gripe vulgar , mesmo com vacina , certas pessoas acabam por morrer e encher os hospitais com complicações secundárias do vírus . A vacina neste tipo de vírus vai ser um placebo ... um remendo tal e qual como as máscaras e o lavar de mãos . O que resolve é o confinamento geral sério durante 15 a 20 dias tal e qual como está hoje Portugal . Daqui a 10 anos ... teremos mais de 100.000 mortos pela doença Covid - 19 , escrevam isto . É preciso confinar a sério , deixem-se de brincar com o fogo .

Destaques V+