A+ / A-

Covid-19. OMS alerta que "vacina por si só não será suficiente" para derrotar pandemia

16 nov, 2020 - 15:22 • Lusa

“Uma vacina vai complementar as outras ferramentas que temos, não vai substituí-las”, diz Tedros Adhanom Ghebreyesus, o diretor-geral da OMS.

A+ / A-

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou esta segunda-feira que uma vacina "por si só não será suficiente" para derrotar a pandemia de covid-19.

“Uma vacina vai complementar as outras ferramentas que temos, não vai substituí-las”, disse Tedros Adhanom Ghebreyesus durante uma reunião do Conselho Executivo da OMS, em que participou presencialmente depois de ter cumprido quarentena por ter estado em contacto com uma pessoa cujo teste a infeção com o novo coronavírus foi positivo.

O diretor-geral da OMS, assim como vários especialistas da agência das Nações Unidas, tem vindo nos últimos dias a moderar o otimismo criado na semana passada sobre a proximidade de uma vacina eficaz contra a covid-19, quando as farmacêuticas Pfizer e BioNTech anunciaram que dados preliminares de ensaios clínicos de III evidenciaram uma eficácia da vacina de 90%.

“Inicialmente as quantidades serão limitadas e por isso cuidadores, idosos e pessoas em situação de risco terão prioridade e esperamos que isso reduza o número de óbitos e permita a resistência dos sistemas de saúde”, disse o diretor-geral da OMS.

“Mas isso ainda vai deixar muito espaço para o vírus operar”, advertiu Tedros Adhanom Ghebreyesus, apelando para que não se encerrem prematuramente as medidas que permitem controlar a expansão da covid-19, designadamente através de testes, quarentena e acompanhamento de casos de contacto.

A pandemia ressurgiu em força em muitos países da Europa, obrigando as autoridades a tomarem novas medidas para tentar controlar a expansão da doença e os novos casos estão a aumentar exponencialmente em muitos Estados dos Estados Unidos da América.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,3 milhões de mortos no mundo desde dezembro do ano passado, incluindo 3.381 em Portugal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ivo Pestana
    16 nov, 2020 Funchal 20:35
    Esta OMS, parece uma agência noticiosa. Não gosto daquilo que dizem, nem como o dizem. Estes senhores já sabem qual a origem do corona? Os países ocidentais, não precisa desta organização.
  • Sandra Alves
    16 nov, 2020 Lisboa 16:02
    Claro que não vai, mas isso é o mesmo da vacina da gripe, muitos tomam e não é por isso que não apanham. Mas o que o ministro pode fazer é deixar de tirar a esperança a quem a tem e deixar de continuar a espalhar o terror!

Destaques V+