Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Presidente do Kosovo demite-se para enfentar acusações de crimes contra a humanidade

05 nov, 2020 - 13:31 • Lusa

“Não vou comparecer em tribunal como Presidente e, [por isso] renuncio hoje para proteger a integridade do Estado”, disse Hashim Thaci ao país.

A+ / A-

O Presidente do Kosovo, Hashim Thaci, líder guerrilheiro durante a guerra pela independência em relação à Sérvia, nos anos 1990, demitiu-se esta quinta-feira para enfrentar acusações de crimes de guerra e contra a humanidade num tribunal especial em Haia.

Thaci anunciou a sua renúncia ao cargo numa conferência de imprensa realizada hoje em Pristina, capital de Kosovo.

“Não vou comparecer em tribunal como Presidente e, [por isso] renuncio hoje para proteger a integridade do Estado”, disse Thaci aos jornalistas.

Segundo adiantou, irá a Haia, sede do Tribunal Especial para o Kosovo, para se entregar voluntariamente e defender a sua inocência.

Thaci foi indiciado pelo tribunal criado para julgar alegados crimes de ex-líderes rebeldes de etnia albanesa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+