Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Austrália

Subiu para 500 o número de baleias encalhadas e 380 já morreram

23 set, 2020 - 09:32 • Redação com Lusa

É considerado o maior incidente do género registado no país.

A+ / A-
Mais de 500 baleias estão presas em banco de areia na Tasmânia
Mais de 500 baleias estão presas em banco de areia na Tasmânia

Foi descoberto mais um grupo de baleias-piloto preso num banco de areia na Tasmânia, o que elevou para 500 o número de cetáceos encalhados. Este é considerado o maior incidente do género registado no país.

Dezenas de pessoas estão envolvidas nos trabalhos de salvamento.

Pelo menos mais 380 baleias-piloto presas numa baía remota da Tasmânia morreram, apesar dos intensos esforços para tentar salvá-las, informou um responsável pelos serviços de socorro, precisando ainda que "30 ainda estão vivas e 50 já foram resgatadas".

As autoridades já tinham iniciado operações para salvar sobreviventes entre as cerca de 270 baleias encontradas na segunda-feira numa praia e em dois bancos de areia, perto da remota cidade de Strahan, na costa oeste, no estado insular da Tasmânia.

Outras 200 baleias encalhadas foram esta quarta-feira avistadas do ar, a menos de dez quilómetros a sul, informou o gestor de Parques e Serviços de Vida Selvagem da Tasmânia, Nic Deka.

"Do ar, não pareciam estar numa condição que justificasse o salvamento", acrescentou, explicando que "a maioria parecia estar morta".

Cerca de um terço do primeiro grupo morreu na noite de segunda-feira.

A Tasmânia é a única zona da Austrália propensa a encalhes em massa, embora ocorram ocasionalmente no continente australiano.

O maior incidente do género na Austrália ocorreu em 1996, quando 320 baleias-piloto encalharam perto da cidade de Dunsborough, no estado da Austrália Ocidental, em 1996.

Este é o primeiro na Tasmânia desde 2009 que envolve mais de 50 baleias.

"Na Tasmânia, este é o maior encalhe em massa que registámos", disse o biólogo de vida selvagem do Programa de Conservação Marinha Kris Carlyon.

As equipas de resgate continuam otimistas em relação à possibilidade de libertar mais baleias, segundo a mesma fonte.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+