Tempo
|
A+ / A-

Erdogan avisa França para "não entrar em conflito com a Turquia"

12 set, 2020 - 21:31 • Lusa

Sobe de tom a disputa entre Paris e Ancara acerca da insistência da Turquia em fazer prospeção de gás em águas disputadas pela Grécia e por Chipre.

A+ / A-

O Presidente turco, Recep Erdogan, avisou este sábado o seu homólogo francês, Emmanuel Macron, “para não entrar em conflito com a Turquia”, quando sobe de tom a tensão entre os dois países sobre a situação no Mediterrâneo.

“Não tente uma querela com o povo turco. Não tente lutar com a Turquia. Terá problemas comigo”, alertou Erdogan, num discurso em Istambul e transmitido pelas televisões, referindo-se às severas críticas feitas por Macron a Ancara, sobre o conflito entre a Grécia e a Turquia sobre a prospeção de gás e petróleo no Mediterrâneo oriental.

Na sexta-feira, Macron disse que a Europa precisa de ser “clara e firme” com o Governo de Erdogan, colocando-se ao lado da Grécia e de Chipre, numa altura em que a União Europeia decidiu aplicar sanções a Ancara por causa do conflito no Mediterrâneo.

Macron disse mesmo que o Governo turco teve “um comportamento inaceitável, dizendo ser necessário “esclarecer as suas intenções”.

A França tem sido um dos países mais firmes na resposta às prospeções turcas, em busca de jazidas de gás, tendo chegado a enviar, durante o verão, navios e aviões de guerra para a zona, para sublinhar o seu apoio a gregos e cipriotas.

A Turquia reivindica o direito de explorar depósitos de hidrocarbonetos numa área marítima que Atenas considera estar sob sua soberania.

A França e a Turquia estão também em desacordo sobre o embargo de armas à Líbia, mas Erdogan recusa as críticas de Paris, dizendo que a França se deve lembrar do seu histórico colonial.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    13 set, 2020 Lisboa 11:10
    O Erdogan acha que o Putin é a resposta para tudo e está "arrogante". São estes tiranetes de meia-tijela que precipitam acontecimentos mais graves....

Destaques V+