Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Desastre ambiental

Milhares em protesto nas Maurícias por resposta lenta do Governo a derrame de petróleo

29 ago, 2020 - 19:14 • Lusa

Os manifestantes, 50 mil, segundo os organizadores, 75 mil, segundo a imprensa local, marcharam pacificamente pela capital com bandeiras do país, cartazes com inscrições como “Tenham vergonha” e “inação” e balões em forma de golfinho.

A+ / A-
Desastre ambiental. Dezenas de golfinhos mortos nas Maurícias, manifestantes exigem investigação
Desastre ambiental. Dezenas de golfinhos mortos nas Maurícias, manifestantes exigem investigação

Milhares de pessoas manifestaram-se este sábado na capital das Maurícias, Porto Luís, acusando o Governo de responder com lentidão ao derrame de petróleo na costa sudeste da ilha, que já provocou a morte a pelo menos 39 golfinhos.

A maré negra, considerada o pior desastre ambiental nesta ilha do Índico, foi provocada a 25 de julho pelo navio japonês MV Wakashio, que embateu num recife de coral cerca de uma milha ao largo das Maurícias e derramou mais de mil toneladas de combustível.

Nos últimos dias, pelo menos 39 golfinhos e três baleias deram à costa mortos.

Os manifestantes, 50 mil, segundo os organizadores, 75 mil, segundo a imprensa local, marcharam pacificamente pela capital com bandeiras das Maurícias, cartazes com inscrições como “Tenham vergonha” e “inação” e balões em forma de golfinho.

Muitos manifestantes estavam vestidos de negro, simbolizando a maré negra que ocupou agora parte do Índico devido ao incidente com o petroleiro.

“Esta manifestação serve para enviar uma mensagem a [o primeiro-ministro] Pravind Jugnauth de que falhou na gestão do naufrágio do Wakashio”, afirmou à France-Presse Jocelyne Leung, 35 anos, administrativa.

Por várias vezes, os manifestantes gritaram palavras de ordem exigindo a demissão do primeiro-ministro, acusado de ter demorado demasiado tempo a ordenar os trabalhos de remoção do petróleo.

Segundo a agência, a última vez que uma manifestação juntou tantas pessoas em Port Louis foi em 1982, após a vitória da oposição nas eleições legislativas.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+