Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Desastre ambiental

Após derrame de petróleo, golfinhos mortos começam a dar à costa nas Maurícias

26 ago, 2020 - 16:40 • Redação

Navio "MV Wakashio" está a derramar petróleo no Índico desde 25 de julho. Esta quarta-feira, pelo menos 17 golfinhos deram à costa perto do local do derrame. Os que sobreviveram estavam "fatigados e mal conseguiam nadar".

A+ / A-

Pelo menos 17 golfinhos deram à costa nas Maurícias esta quarta-feira, mortos ou em condições muito frágeis, adiantou uma fonte do Governo à agência Reuters.

O incidente tem lugar um mês depois de um navio japonês ter encalhado no Índico, perto das ilhas, provocando um derrame de petróleo que já afetou 15 quilómetros da costa.

Para já ainda não se sabe o que causou a morte dos golfinhos, cujos corpos foram transportados para o centro de investigação Albion Fisheries. Contudo, ambientalistas e locais acreditam que é uma consequência do desastre ambiental.

"Os golfinhos mortos apresentam várias feridas e sangue em torno das mandíbulas, contudo sem vestígios de petróleo", avançou Jasvin Sok Appadu, do Ministério das Pescas. "Os que sobreviveram, cerca de 10, pareciam muito fatigados e mal conseguiam nadar."

Os resultados das autópsias aos golfinhos deverão ser conhecidos ainda esta quarta-feira, adiantou a mesma fonte oficial.

Um porta-voz do grupo ambientalista Eco-Sua já veio pedir que os resultados sejam tornados públicos. Alguns ativistas do grupo pediram para assistir às autópsias "para perceber melhor porque é que os golfinhos morreram", mas ainda não obtiveram resposta das autoridades.

A Sociedade Maurícia de Conservação Marinha alertou entretanto que a mancha de crude está a dirigir-se para o parque natural Blue Bay Marine, que alberga 78 espécies de peixes e 38 tipos de coral.

Os cientistas dizem que ainda não é possível avaliar o impacto total do derrame, que começou a 25 de julho, mas antevê-se que vá afetar duramente as Maurícias, cuja economia depende quase exclusivamente do turismo há décadas.

O capitão do navio "MV Wakashio", Sunil Kumar Nandeshwa, e o seu adjunto, Tilakara Ratna Suboda, foram detidos na semana passada, pela polícia das Maurícias. Na terça-feira, um dia depois de o navio ter afundado, foram presentes a um tribunal da capital, Porto Luís. O juiz decretou prisão preventiva para ambos.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+