Tempo
|
A+ / A-

Covid-19

Austrália vai produzir 85 milhões de doses de vacinas

07 set, 2020 - 07:46 • Lusa

O desenvolvimento da vacina Oxford/AstraZeneca está atualmente na fase 3, enquanto que a Universidade de Queensland já demonstrou que a sua vacina funciona com animais em ensaios pré-clínicos.

A+ / A-

Veja também:


A Austrália vai produzir 84,8 milhões de doses da vacina da Universidade de Oxford contra o novo coronavírus, a partir de 2021, ao abrigo de um acordo multimilionário.

O acordo, no valor de cerca de 1,04 mil milhões de euros, permitirá à empresa australiana CSL fabricar uma grande parte das doses da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e pela empresa farmacêutica britânica AstraZeneca, além das vacinas que estão a ser desenvolvidas pela Universidade de Queensland, na Austrália.

Os 26 milhões de australianos "terão acesso antecipado a 3,8 milhões de vacinas da Universidade de Oxford em janeiro e fevereiro de 2021", anunciou o primeiro-ministro daquele país, Scott Morrison, em comunicado, sublinhando que as vacinas devem ser seguras e satisfazer os requisitos de saúde antes de serem distribuídas à população.

O desenvolvimento da vacina Oxford/AstraZeneca está atualmente na fase 3, enquanto que a Universidade de Queensland já demonstrou que a sua vacina funciona com animais em ensaios pré-clínicos.

Desde o início da pandemia, a Austrália registou cerca de 26.300 casos e mais de 760 mortes provocadas pela doença, a maioria com origem num surto em Melbourne, no estado de Victoria.

O surto, que começou em finais de junho, parece estar a diminuir, tendo Victoria registado hoje o valor mais baixo de infeções em mais de dez semanas, com 41 novos casos, além de nove mortes.

A pandemia já provocou pelo menos 880.396 mortos e infetou mais de 26,9 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência de notícias France-Presse (AFP).

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+