Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Especialistas britânicos garantem tratamento eficaz da Covid-19 com dexametasona

16 jun, 2020 - 14:50 • Cristina Nascimento

Dexametasona é um medicamento que atualmente já é usado para ajudar a reduzir inflamações. Resultados revelaram-se eficazes nos casos mais graves.

A+ / A-

Veja também:


Especialistas britânicos garantem que a dexametasona é eficaz no tratamento de casos graves da Covid-19. A revelação foi feita esta terça-feira pela Universidade de Oxford que tem estado a desenvolver o ensaio clínico mais significativo a nível mundial.

A dexametasona é um medicamento que atualmente já é usado para ajudar a reduzir inflamações. De acordo com Oxford, o medicamento tem tido bons resultados no tratamento de casos mais graves. Segundo o estudo, o risco de morte para os doentes que precisam de ventiladores cai para um terço.

De acordo com os especialistas, se a droga tivesse sido usada no Reino Unido desde o início da pandemia, teriam sido evitadas até cinco mil mortes.

O ensaio clínico comparou a evolução da doença em dois mil doentes a quem foi administrada a dexametasona com quatro mil doentes que não receberam o medicamento.

Contactada pela Renascença, uma médica especialista que tem acompanhado casos graves de Covid-19 em Portugal prefere não comentar para já os resultados deste ensaio clínico. Atesta no entanto que é uma droga de baixo custo, mas considerada polémica por ser um corticóide imunodepressor.

Já o pneumologista Filipe Froes considera que a descoberta ainda não é a resposta que o combate à Covid-19 necessita. "Precisamos de um fármaco que evite o contágio", diz.

Este é o mesmo estudo que no início deste mês mostrou que a hidroxicloroquina, um medicamento utilizado para o tratamento da malária, não era eficaz no combate ao novo coronavírus.

O avanço do estudo foi acolhido com entusiasmo por parte do Governo britânico. Na rede social Twitter, o secretário de Estado da Saúde Matt Hancock enaltece o trabalho da equipa de Oxford, considerando que este "é um exemplo do poder da ciência".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+