Tempo
|
A+ / A-

Nova Zelândia. Primeira-ministra diz que país eliminou transmissão mas admite nova vaga

08 jun, 2020 - 08:32 • Lusa

País cumpre o 17.º dia sem novos casos e anunciou que já não existe qualquer caso de infeção ativa no território.

A+ / A-

Veja também:


A primeira-ministra neozelandesa está confiante de que o país eliminou para já a transmissão da Covid-19, mas admitiu a possibilidade de novos casos, garantindo que o país está preparado.

A Nova Zelândia cumpre o 17.º dia sem novos casos e anunciou que já não existe qualquer caso de infeção ativa no território.

"Estamos confiantes de que eliminámos a transmissão do vírus na Nova Zelândia, por enquanto, mas a eliminação não é um ponto no tempo, é um esforço sustentado", disse Jacinda Ardern, em conferência de imprensa.

"Quase certamente veremos casos aqui novamente, e quero dizer novamente, quase certamente veremos casos aqui novamente, e isso não é sinal de que falhámos, é uma realidade deste vírus. Mas se e quando isso ocorrer, precisamos de ter a certeza de que estamos preparados”, acrescentou.

O foco do Governo será nas fronteiras do país, que vai continuar em isolamento e manter a quarentena à chegada.

Pouco mais de 1.500 pessoas contraíram o vírus na Nova Zelândia, tendo morrido 22 pessoas.

Hoje ainda foi anunciado que será permitido público nos estádios da Nova Zelândia, a partir de sábado, quando o campeonato de Super Rugby for reiniciado.

"O Super Rugby Aotearoa será a primeira competição profissional de rugby do mundo a permitir um regresso maciço de fãs na era do Covid-19, quando voltar no sábado em Dunedin", apontou a Federação de Rugby da Nova Zelândia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+