Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19 usada para ataques informáticos

17 abr, 2020 - 15:32 • Dina Soares

O Gmail, o serviço de webmail da Google, bloqueou na semana passada 18 milhões de mails por dia, alegadamente relativos ao novo coronavírus, mas com fins criminosos.

A+ / A-

A covid-19 está a ser usada pelos piratas informáticos para tentarem roubar dados pessoais através do envio de e-mails. O Gmail, o serviço de webmail da Google, bloqueou na semana passada 18 milhões de mails por dia, alegadamente relativos ao novo coronavírus, mas com fins criminosos.

Além de "phishing" - tentativa de obtenção de informação pessoal através de uma identidade falsa - e de "malware" - um programa que se infiltra no computador alheio para causar danos ou roubar informações - a covid-19 está ainda a ser usada como capa para a difusão de publicidade em massa (spam). Na última semana, a Google afirma ter intercetado 240 milhões de mensagens desta natureza.

"Os ataques e armadilhas 'online' que estamos a observar usam tanto o medo quanto os incentivos financeiros para criar urgência e tentar levar os utilizadores a responder. Os exemplos são: fazerem-se passar por organizações governamentais autorizadas, como a Organização Mundial de Saúde, para solicitar donativos fraudulentos ou distribuir 'malware' e um aumento de tentativas de 'phishing' aos funcionários que trabalham a partir de casa", alerta a tecnológica.

Estas ameaças não são novas, garante a Google, mas ganham um novo grau de perigosidade ao recorrerem a um tema ao qual a população mundial está particularmente sensível.

A tecnológica aconselha algumas boas práticas para evitar este tipo de ciberataques como por exemplo concluir o 'checkup' de segurança da conta de 'mail', evitar a transferência de ficheiros de origem desconhecida e evitar ou reportar 'mails' de 'phishing'.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+